Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Semana da Educação Especial inicia com tarde cultural

Geral | 22 de Setembro de 2015 as 10h 29min
Fonte: Secom/ Andressa Amaral

A XI Semana da Educação Especial iniciou ontem (21) com diversas apresentações culturais dos alunos atendidos pela Rede Municipal de Educação. Cerca de 400 pessoas estiveram no anfiteatro da Unemat para prestigiar o evento. Neste ano, a Semana da Educação Especial tem como tema “Educação, reflexão e proposta de intervenção multiprofissional com o Transtorno do Aspectro Autista (TEA)”. A escolha deste tema foi devido ao aumento de 600% da demanda de 2014 para 2015. Na Rede Municipal de Ensino são 150 crianças com deficiências visuais, auditivas, múltiplas, mentais, síndromes e com transtorno global do desenvolvimento. Deste total, 42 são autistas.

Segundo a responsável pela Educação Especial da Secretaria de Educação Jacinta Francio, a preocupação da Rede Municipal de Ensino é desenvolver o potencial das crianças deficientes através da convivência e a inclusão. “É um trabalho específico que acontece no ensino regular e também na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A criança sai da segregação e vem pra inclusão, aonde as portas se abrem. O atendimento pedagógico é maior, a socialização com o normal também é diferente. Isso desperta nas crianças deficientes outro olhar, pois se descobre como pessoa. Ela passa a conviver e passa a superar essas limitações que tem. A convivência e a inclusão têm contribuído muito na superação das deficiências”, informou.