Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Capacitação

Seminário Empreender Dá Negócio

Geral | 17 de Novembro de 2016 as 08h 43min
Fonte: Rita Comini

| Foto: Divulgação

Os municípios de Sinop e Sorriso, sediam nos dias 23 e 24 de novembro, respectivamente, o seminário “Empreender Dá Negócio”, organizado pelo Sebrae em Mato Grosso com vistas a dinamizar ainda mais a cultura empreendedora na região e ajudar os empresários a pensar em alternativas para suas empresas e para o desenvolvimento local desses municípios.

O evento integra a agenda de ações previstas no contrato firmado entre o Sebrae e a Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop , com duração até 2017 e atividades em todos os municípios da área de abrangência da Usina: Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Itaúba e Cláudia.

A programação do seminário é composta por uma palestra com o empresário David Portes, conhecido mundialmente como o melhor palestrante de motivação, criatividade e vendas, com mais de 1.500 palestras realizadas no Brasil, EUA e Japão. Ele começou a vida como camelô e se destacou no centro do Rio de Janeiro ao criar estratégias de marketing irreverentes e assim aumentar consideravelmente as vendas de sua barraca de doces. Ele fala de motivação, empreendedorismo, liderança, vendas, marketing e, acima de tudo, atitude. Para ele, a chave do sucesso é sempre encantar o cliente. Durante o seminário haverá a entrega oficial do Censo Empresarial, do Diagnóstico Turístico Regional e do Estudo de Oportunidades, trabalhos feitos pelo Sebrae na região entre 2015 e 2016. Realizado entre março e abril de 2016, o Censo Empresarial reúne dados de 3.492 (26%) das 13.221 empresas dos municípios pesquisados: Cláudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sinop e Sorriso. No censo foram levantados dados cadastrais, porte e característica do empreendimento, nível de informatização, geração de resíduos sólidos, grau de satisfação com relação ao desempenho do ano passado, treinamentos já realizados e quais capacitações gostariam de fazer, pretensões dos empresários no desenvolvimento de diversos setores dentro da empresa, necessidades de desenvolvimento local, dados sobre a cadeia produtiva (fornecedores e clientes) e principais dificuldades enfrentadas atualmente que prejudicam a gestão do seu empreendimento.

Desenvolvido de fevereiro a abril de 2016, o Estudo de Oportunidades levantou as atividades atuais e potenciais e identificou aspectos que contribuem à instalação de novos negócios. No universo de 16.950 empresas foram selecionadas por amostragem 376 empresas, sendo que 92% da pesquisa foi aplicada em Sorriso e Sinop.

Já o Diagnóstico Turístico Regional levantou as características gerais dos municípios, a caracterização geral deles, os aspectos socioambientais que afetem o setor de turismo, a infraestrutura turística, o mercado - demanda nacional e regional, concorrência e percepção turística dos atores envolvidos.

Em Sinop, o seminário será no dia 23 de novembro, no auditório do Sindicato Rural, às 19h. Já em Sorriso será no dia seguinte (24/11), no auditório do Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi, também às 19h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800, (66) 3520-1800 ou pelo e-mail sinop@mt.sebrae.com.br.