Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Meio Ambiente

Seminário internacional discute problemas ambientais do Pantanal em MT

Evento deve apresentar informações sobre os riscos de extinção do bioma e ações para evitá-la

Geral | 08 de Maio de 2017 as 08h 53min
Fonte: G1 MT

Sobrevoo do SOS Pantanal mostra desmatamento no bioma | (Foto: SOS Pantanal/Divulgação)

Na próxima quarta-feira (10), um seminário internacional em Cuiabá deve discutir os problemas ambientais do Pantanal e apontar oportunidades de desenvolvimento econômico no bioma. O evento será realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. O debate também deve ser realizado em Mato Grosso do Sul e em Brasília.

O objetivo do seminário é reunir o setor do meio ambiente, órgão públicos, instituições, ONGs, associações, pesquisadores e universidade para apresentar informações sobre os riscos de extinção do bioma e ações para evitá-la. O evento é organizado pelo Instituto SOS Pantanal.

Segundo a instituição, o desmatamento é uma das maiores ameaças ao bioma. Entre 2012 e 2014, um monitoramento do SOS Pantanal apontou que a Bacia do Alto Paraguai perdeu 187.511 hectares de áreas naturais, que foram transformadas em pastagens.

O evento propõe uma ampla discussão sobre o turismo, a ocupação econômica, o diálogo de saberes e as possíveis parcerias para proteção do Pantanal. As discussões devem contar com casos parecidos de biomas da Flórida, nos Estados Unidos, e Okavango, em Botswana.

O seminário é norteado pela ‘Carta Caiman’ assinada pelos governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em 2016. O documento prevê compromissos como rever os plantios de monoculturas no bioma e estabelecer áreas de interesse para o econegócio.