Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Seminário

Seminário vai discutir vocação energética de Mato Grosso

Geral | 16 de Maio de 2016 as 15h 18min
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIEMT

A geração de energia hídrica é uma das vocações de Mato Grosso que serão discutidas durante o VII Seminário de Energia que ocorrerá em Cuiabá entre 23 e 25 de maio. O evento será realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá, e reunirá representantes de entidades, empresários do setor industrial, autoridades e a sociedade em geral para debater o potencial energético do Estado, que engloba ainda a biomassa e a energia solar.

A abertura do evento será no dia 23/05, às 19h30, com a presença do governador Pedro Taques e o deputado federal Fabio Garcia. O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, e o presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia-MT), José Antonio de Mesquita, darão as boas vindas aos participantes. Em seguida, os diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega e José Jurhosa Júnior, apresentarão um panorama atual das PCHs no Brasil e em Mato Grosso.

No dia 24/05, o seminário tem início às 08h, com o credenciamento dos participantes. Às 08h30, o diretor da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (ABRAPCH), Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni, ministrará palestra sobre os benefícios sócios ambientais das PCHs para o estado de Mato Grosso. Em seguida, o gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro, falará sobre sustentabilidade energética e gestão de conflitos no licenciamento.

Às 10h30, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, apresentará o programa ‘Investe Energia – Incentivos para o Setor’. Para encerrar as atividades do período da manhã, será realizada uma mesa redonda com participações do secretário adjunto de Licenciamento Ambiental, André Luiz Torres Baby, e do diretor do Sindenergia-MT, Carlos Avalone. O seminário recomeça às 14h, com palestra sobre a conexão e compensação da microgeração e minigeração distribuída (Resolução 687/2015), que será ministrada pelo diretor da Aneel José Jurhosa Júnior.

Às 14h50, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Edmilson Moutinho, apresentará as oportunidades do gás natural em Mato Grosso. Ele abordará os desafios para a construção de uma nova integração energética regional, tendo como principal produto o gás natural importado da Bolívia. Às 16h, o tema a ser discutido será a biomassa na indústria de energia, com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mauro Berni. Em seguida, a produção de energia solar será debatida pelo professor da USP, Roberto Zilles. A última atividade da tarde será a formação de mesa para debater os temas apresentados.

O terceiro dia de evento será marcado pela realização de minicursos sobre o setor elétrico para não engenheiros, que será conduzido pelo direto da ABRAPCH, Ivo Augusto Pugnaloni, e de gestão de geradores nos ambientes de contratação livre e regulado, com os consultores da Comerc Energia, Ricard Hervest Jerônimo Alves e Josiane Mayara Gil Palomino.

Para o presidente do Sindenergia-MT, José Mesquita, Mato Grosso possui um grande potencial energético, seja com a utilização do gás natural, implantação de usinas hidrelétricas ou com o uso de fontes alternativas como a energia solar, que utiliza a luz do sol por meio de placas fotovoltaicas, e de biomassa, gerada pela queima de resíduos, como o bagaço da cana-de-açúcar. “Nosso objetivo é apresentar as potencialidades energéticas do Estado e estimular a utilização de novas fontes de energia e as vantagens de cada uma delas”.