Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Geral

Senar-MT e parceiros encerram duas turmas que despertam empreendedorismo rural

Geral | 11 de Junho de 2015 as 12h 12min
Fonte: Assessoria

Despertar o empreendedorismo no homem do campo.  Este é o principal objetivo do Negócio Certo Rural (NCR), um dos programas ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais dos municípios e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  As demandas por este programa são crescentes em todo o Estado. Neste início do mês foram encerradas turmas em Lucas do Rio Verde e em São José do Xingu, na comunidade rural de Santo Antônio do Fontoura.

De acordo com a analista de projetos da instituição, Juliana Mardegan, ainda estão em andamento turmas nos municípios de Porto Estrela, Tabaporã, Barra do Bugres, Jauru e Pontes e Lacerda. Mardegan lembra que em 2014, o programa atendeu 611 participantes divididos em 32 turmas realizadas em Cuiabá e mais outros 15 municípios mato-grossense.

O Programa permitiu aos produtores rurais repensar o investimento, custo de produção, rentabilidade e vários outros assuntos relacionados à propriedade. Além disso, cada produtor recebe uma consultoria em sua propriedade. O instrutor verifica a aplicabilidade do plano de negócio construído ao longo do curso e, com isso, são elaborados planos de ação para implementação do plano de negócio.

Mauzeny Costa, pequena produtora que participou em 2014 da turma do município de Alto da Boa Vista (a 1.048 Km de Cuiabá) conta que o curso serviu porque ela e o marido já pretendiam investir em outra atividade. "A ideia era trabalhar com leite, mas ainda estávamos apenas pensando na possibilidade. Depois de ter participado do Negócio Certo Rural aprendemos o que é um custo fixo, custo variável e várias outras coisas importantes para tornar uma atividade lucrativa. Serviu para nos mostrar o que é um negócio certo", conta

Produtores e trabalhadores rurais também puderam se capacitar na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O SENAR Central oferece 11 treinamentos online, e o Negócio Certo Rural é um deles. O interessado pode estudar em suas horas livres, em um ambiente de aprendizagem de fácil navegação, comunicação e interação entre todos os participantes.

 

Atualização

Entre os dias 15 e 16 de junho, a analista de projetos estará em Brasília para participar de uma atualização metodológica do NCR. No final de julho está prevista a capacitação dos instrutores credenciados junto ao Senar-MT que ministram as aulas do NCR.

Os interessados em participar do Negócio Certo Rural devem procurar os sindicatos rurais de seus municípios para verificar se estão programadas turmas em 2015, se não houver, este é o momento de solicitar. Já que o Senar-MT e os sindicatos estão realizando as reuniões do Plano Anual de Trabalho (PAT) para 2016.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt  e a conta @senar_mt.