Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Água e Luz

Serviços essenciais lideram reclamações no Procon

Mais de 25% dos atendimentos registrados no estado são referentes a água e luz

Geral | 21 de Julho de 2015 as 17h 43min
Fonte: Jamerson Miléski

Os serviços considerados essenciais são os que tem deixado os consumidores do Estado de Mato Grosso mais insatisfeitos. Foi o revelou o ranking de atendimentos do Procon Estadual, referente ao primeiro semestre de 2015. Das 19,4 mil queixas formais registradas no órgão ao longo de 6 meses, 25% são de consumidores que se sentiram lesados pelas companhias de água, esgoto e energia elétrica.

O item água e esgoto liderou o ranking geral do Procon. Foram 2.474 processos registrados. Logo na sequência vem a Energia Elétrica, com 2.445 atendimentos. O descontentamento com os serviços prestados por essas concessionárias chegou a superar as queixas contra as financeiras – serviço que teve 2.263 processos no Procon do Estado.

Segundo o diretor do Procon de Sinop, Cristiano Peixoto, no município as demandas são similares. O Procon local registrou 3.104 procedimentos (16% do total do Estado). Em Sinop, que tem a característica de ser uma cidade universitária, o FIES (Financiamento Estudantil), foi responsável pelo maior volume de atendimentos. “Logo na sequencia vem a energia elétrica e a telefonia móvel”, relatou Cristiano.

Os procedimentos abertos pelos consumidores nos órgãos de defesa são um reflexo do descontentamento geral provocado pelo aumento nas faturas de energia elétrica – algo que em Sinop já foi motivo de mobilização da classe política que tentou trazer o representante da Energisa para dar explicações. Porém, sem nenhum resultado prático. O Procon do Estado também mobilizou suas unidades regionais passando informações específicas de como proceder nesses casos. Via de regra, mesmo descontente e questionando os valores, o consumidor acaba pagando para não ficar sem o serviço.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Confira os principais serviços e produtos da lista de reclamações do Procon no primeiro semestre:

1) Serviços Essenciais

1º) Água e Esgoto: 2.474

2º) Energia Elétrica: 2.445

3º) Telefonia Celular: 1.129

 

2) Assuntos Financeiros

1º) Financeira: 2.263

2º) Banco Comercial: 783

3º) Cartão de Crédito: 530

 

3) Produtos

1º Telefone: 487

2º Eletroeletrônico Importado: 245

3º Geladeira e Freezer: 173

 

4) Serviços Privados

1º) TV por Assinatura: 793

2º) Informática: 232

3º) Estabelecimento Comercial: 210

 

5) Habitação

1º Incorporação (Construtoras e Incorporadoras): 124

2º Condomínio: 64

3º Loteamento: 24

 

6) Saúde

1º) Plano de Saúde Regulamentado: 68

2º) Convênio de assistência médica/odontológica: 21

3º) Plano Odontológico: 18

 

7) Alimentos

1º) Supermercado: 36

2º) Leite e Derivados: 22

3º) Carnes e Derivados: 09