Água e Luz
Serviços essenciais lideram reclamações no Procon
Mais de 25% dos atendimentos registrados no estado são referentes a água e luz
Geral | 21 de Julho de 2015 as 17h 43min
Fonte: Jamerson Miléski
Os serviços considerados essenciais são os que tem deixado os consumidores do Estado de Mato Grosso mais insatisfeitos. Foi o revelou o ranking de atendimentos do Procon Estadual, referente ao primeiro semestre de 2015. Das 19,4 mil queixas formais registradas no órgão ao longo de 6 meses, 25% são de consumidores que se sentiram lesados pelas companhias de água, esgoto e energia elétrica.
O item água e esgoto liderou o ranking geral do Procon. Foram 2.474 processos registrados. Logo na sequência vem a Energia Elétrica, com 2.445 atendimentos. O descontentamento com os serviços prestados por essas concessionárias chegou a superar as queixas contra as financeiras – serviço que teve 2.263 processos no Procon do Estado.
Segundo o diretor do Procon de Sinop, Cristiano Peixoto, no município as demandas são similares. O Procon local registrou 3.104 procedimentos (16% do total do Estado). Em Sinop, que tem a característica de ser uma cidade universitária, o FIES (Financiamento Estudantil), foi responsável pelo maior volume de atendimentos. “Logo na sequencia vem a energia elétrica e a telefonia móvel”, relatou Cristiano.
Os procedimentos abertos pelos consumidores nos órgãos de defesa são um reflexo do descontentamento geral provocado pelo aumento nas faturas de energia elétrica – algo que em Sinop já foi motivo de mobilização da classe política que tentou trazer o representante da Energisa para dar explicações. Porém, sem nenhum resultado prático. O Procon do Estado também mobilizou suas unidades regionais passando informações específicas de como proceder nesses casos. Via de regra, mesmo descontente e questionando os valores, o consumidor acaba pagando para não ficar sem o serviço.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.
Confira os principais serviços e produtos da lista de reclamações do Procon no primeiro semestre:
1) Serviços Essenciais
1º) Água e Esgoto: 2.474
2º) Energia Elétrica: 2.445
3º) Telefonia Celular: 1.129
2) Assuntos Financeiros
1º) Financeira: 2.263
2º) Banco Comercial: 783
3º) Cartão de Crédito: 530
3) Produtos
1º Telefone: 487
2º Eletroeletrônico Importado: 245
3º Geladeira e Freezer: 173
4) Serviços Privados
1º) TV por Assinatura: 793
2º) Informática: 232
3º) Estabelecimento Comercial: 210
5) Habitação
1º Incorporação (Construtoras e Incorporadoras): 124
2º Condomínio: 64
3º Loteamento: 24
6) Saúde
1º) Plano de Saúde Regulamentado: 68
2º) Convênio de assistência médica/odontológica: 21
3º) Plano Odontológico: 18
7) Alimentos
1º) Supermercado: 36
2º) Leite e Derivados: 22
3º) Carnes e Derivados: 09
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