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Servidores da saúde aprendem a equilibrar emoções para lidar com público

Dinâmica questiona servidores sobre o seu comportamento ao atender a população

Geral | 23 de Junho de 2017 as 10h 11min
Fonte: Assessoria

 

O departamento de Gestão de Pessoas iniciou, esta semana, a segunda etapa do Projeto Contato para os servidores da secretaria de Saúde. O projeto, que faz parte da humanização da gestão pública proposta pela prefeita Rosana Martinelli (PR), está sendo aplicado para diretores, coordenadores e secretário.

Como eles são multiplicadores, a tônica continua sendo capacitá-los para que possam liderar e orientar seus liderados a um atendimento mais humano para o usuário e um trabalho mais harmônicos com os colegas levando em consideração fatores que, muitas vezes, podem passar despercebido por eles.

Dessa vez, a dinâmica aplicada foi para que todos conseguissem equalizar e equilibrar suas emoções. Os participantes foram questionados, por exemplo, sobre como estão funcionando frente aos outros e em que precisam melhorar.

Pontos como disciplina diária, gestão de tempo, gestão de prioridade, diferenciação entre tarefa de ocupação e tarefa de produção também foram abordados, tudo com foco e abordagem em ser "líder de si".

Os trabalhos abordaram, com os participantes, a questão da roda da vida. Como a proposta em questão era equalizar e equilibrar emoções, eles foram desafiados a mostrar como andam suas relações com as mais diversas áreas de sua vida pessoal o que, segundo a psicóloga que integra o grupo de treinamento do departamento de Gestão de Pessoas, Rúbia Pedrotti, interfere diretamente na vida profissional.

"Nosso dever é ajudar o colega servidor a promover um raio-x de sua própria vida e identificar as áreas-chave que precisam ser mudadas", explica a coach, Sandra Domingues, ilustrando que as áreas não precisam estar com carga máxima, mas sim distribuídas harmonicamente entre si.

A secretária de Administração, Anna Dias da Costa, que esteve presente no início do treinamento, disse que a saúde é um dos maiores setores que existem dentro da prefeitura e que seus líderes e liderados trabalham, exaustivamente, para que a população tenha um atendimento digno. "Os líderes da saúde trabalham de forma silenciosa e muitas vezes despercebidos pela população para que os serviços cheguem diariamente ao cidadão. Eu entendo que é muita demanda, muito trabalho e desgaste emocional para fazer este setor funcionar", disse ao apontar que, o servidor da saúde, mais do que ninguém, precisa gostar de pessoas e, por isso, eles estão de parabéns.

Outro ponto abordado pela secretária é que o munícipe precisa sentir-se à vontade e confiante com os serviços públicos prestados. Ele precisa sentir orgulho da prefeitura que serve a sua cidade e para que isso aconteça o servidor precisa fazer a lição de casa. "Líderes são, por essência, protagonistas nas ações realizadas no ambiente de trabalho", ilustrou a coach.