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Ganha Tempo

Sete novas unidades do Ganha Tempo irão prestar 28,645 milhões de atendimentos por meio de PPP

Geral | 17 de Novembro de 2016 as 14h 51min
Fonte: Katiana Pereira | Setas/MT

| Foto: Katiana Pereira/Setas-MT

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) está atuando para ampliar o alcance do programa Ganha Tempo em outras regiões do Estado, além da região metropolitana. A Comissão Especial de Licitação analisa a documentação entregue pelas quatro empresas que buscam administrar, por meio do modelo de Parceria Público-Privada (PPP), as sete novas unidades do programa, que serão instaladas pelo Governo do Estado em Mato Grosso.

A projeção feita pela MTPAR, Participações e Projetos, baseada em indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima que, em 15 anos, a ampliação do programa para cidades polos do Estado, gere um total de 28.645.506 de atendimentos.

A previsão é que, a partir do próximo ano, uma das sete novas unidades seja colocada em operação. As outras seis agências do programa Ganha Tempo serão entregues até 2018, conforme o cronograma de execução. As novas unidades serão construídas em Cuiabá (Morada da Serra), Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande.

A previsão é de que as novas sete unidades garantam atendimento a cerca de dois milhões de pessoas, por ano. Rondonópolis é o polo que oferece a maior demanda, com uma projeção de 240 mil atendimentos somente do primeiro ano de operação. Ao final da PPP, passados 15 anos, a cidade do sul de Mato Grosso  deverá ter atingido a marca de 6.029.866 atendimentos.

A carta de atendimento engloba 104 serviços, ofertados por vinte e um parceiros. As novas unidades serão classificadas como grande, médio e pequeno porte, atendendo a demanda da população local. Somente Cuiabá, pela quantidade populacional, receberá o selo de grande porte. (Confira aqui a demanda estimada de atendimentos)

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As de médio porte serão construídas em Sinop, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande. As construções de pequeno porte estarão em Lucas do Rio Verde e Barra do Garças. Todas as unidades serão construídas em pontos estratégicos, para que sejam acessadas pelo maior número possível de moradores destes municípios e de localidades do entorno.

 

Investimentos

Em 2016 a Setas-MT investiu R$ 886.916,08 para colocar a unidade do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping em funcionamento. A unidade foi inaugurada em abril e já foram realizados 110 mil atendimentos.

No primeiro semestre deste ano, meio milhão de pessoas já passaram pela unidade Ipiranga. O programa Ganha Tempo está com 14 anos de existência e na atual administração se tornou o local um amplo espaço de exercício de direito de cidadania de todos mato-grossenses.

 

História

O Ganha Tempo de Cuiabá foi a primeira unidade a ser aberta, ainda em 2002, durante a administração do então governador do estado, Dante de Oliveira. Hoje é gerido pela Setas, que proporciona atendimento com auxílio de vinte e dois prestadores de serviços. Entre eles, o Detran, Procon, CAB Cuiabá, Energisa, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Além destes, são realizadas programações paralelas todo mês, com parceiros como o programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça e o Fazendo Cidadania, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a própria Galvan Cabelereiros. Entre os serviços ofertados, corte de cabelo, unha, barba, além de campanhas de esclarecimento.

Neste ano, entre as 500 mil pessoas atendidas pelo programa Ganha Tempo, cerca de 460 mil são referentes somente a unidade de Cuiabá. A média de atendimento diário é de 3 mil pessoas. Em 2015, foram 900 mil pessoas atendidas, de janeiro a dezembro.

 

Concessão administrativa

As empresas concorrentes ao processo pleiteiam para administrar as novas unidades do Ganha Tempo no modelo de concessão administrativa em PPP, pelo prazo de 15 anos. A previsão é de que as novas unidades garantam atendimento a cerca de dois milhões de pessoas.

As novas unidades serão construídas em Cuiabá (Morada da Serra), Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande. A previsão é de que a carta de atendimento compreenda 104 serviços, ofertados por vinte e um parceiros.

O edital (baixe aqui) e demais informações encontram-se à disposição dos interessados no prédio da Setas, também no Centro Político Administrativo - na secretaria adjunta de Administração Sistêmica, e pelo site: http://www.setas.mt.gov.br. Se preferir, o interessado poderá ligar para (65) 3613-5720 ou enviar um e-mail para o endereço comissaolicitacaoppp@setas.mt.gov.br