Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

1ª etapa

Shopping Sinop conclui primeira fase de terraplenagem

As obras no local serão retomadas depois do período de chuvas

Geral | 09 de Dezembro de 2015 as 17h 35min
Fonte: Suzana Machado/BW Comunica

| Foto: Daniel Ludwig/L8 Filmes

A primeira fase de terraplenagem das obras do Shopping Sinop está concluída conforme planejamento estabelecido no projeto pela Empreendi, empresa responsável pela construção do empreendimento. As obras no local serão retomadas no início de abril do próximo ano, junto com o final do período chuvoso.

De acordo com o engenheiro civil Luiz Antônio Teixeira Pinto, a chuva é um fator positivo no processo de compactação do solo.

“A ação das chuvas sobre o maciço de terra vai ajudar ainda mais na atuação do carregamento no sobre adensamento do aterro”, afirma o profissional.

Ensaios geotécnicos foram realizados no terreno durante a primeira fase da terraplenagem. Um desses ensaios consistiu no carregamento do solo por meio de três platôs de terra, tendo cada um extensão de 40 metros por 40 metros com três metros de altura. Neste processo foram utilizadas 5,4 toneladas de terra por metro quadrado. Por meio das análises obtidas com o acompanhamento do ensaio foi possível definir o tempo de duração e a quantidade do sobre carregamento do terreno (quantidade de terra utilizada por metro quadrado).

“O aterro de sobrecarga está sendo feito exatamente aonde será construída a edificação principal do shopping e tem por objetivo simular a ação do peso total da edificação. A ação desse sobre carregamento irá permitir uma compactação melhor e mais rápida do terreno. Ao final desse processo, o shopping irá ficar elevado cerca de 80 centímetros em relação à Avenida Alexandre Ferronato”, explica o engenheiro civil.

Ao todo foram utilizados mais de 100 mil metros cúbicos de terra na terraplenagem do terreno, transportados em mais de 9 mil viagens de caminhão.

“Quando as obras forem retomadas, ao final do período das chuvas, uma parte desse material será aplicado sobre o terceiro platô, de modo que também irá promover o sobre adensamento daquela região enquanto iniciamos a montagem do prédio no local já sobre adensado. Toda a terra excedente será aplicada no terreno para executarmos a parte externa do shopping, como, por exemplo, os estacionamentos, as ruas internas e acessos e os caimentos”, acrescentou o profissional.

A previsão para a conclusão das obras do Shopping Sinop é para o segundo semestre de 2017.