Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Primeira edição

Sinop abre semana de Dança Sênior nesta segunda (24)

Agenda ocorrerá às 14h30, na Câmara dos Vereadores

Geral | 24 de Setembro de 2018 as 10h 08min
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Sinop

| Foto: Assessoria Prefeitura de Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Gerência de Esportes, abre, nesta segunda-feira, 24, às 14h30, na Câmara dos Vereadores, a primeira edição da Semana de Dança Sênior. A agenda de trabalho contará com uma demonstração a ser realizada pelos participantes do projeto Dança Sênior, do município. O objetivo é fortalecer a prática entre idosos, pessoas com deficiências e sensibilizar a comunidade em geral acerca dos benefícios proporcionados, como, por exemplo, estímulo à capacidade cognitiva, motricidade e mobilidade das articulações, melhora nas condições cardiorrespiratórias, entre outras.

A programação será realizada até o sábado, 29, consistindo em apresentações, além, também, de oficina voltada à difusão da prática. Além desta segunda, nos demais dias os trabalhos passarão pelo CRAS do Menino Jesus, pelo Jardim das Nações, pelo Lar dos Vicentinos, CRAS Boa Esperança e o ginásio José Carlos Pasa, onde será realizada uma oficina.

De acordo com a Gerência de Esportes, a primeira oficina de Dança Sênior na cidade de Sinop foi realizada em novembro de 2013, desenvolvida pela coordenadora da 5ª  região –MT/MS/RO–, Ana Maria Moreira. Porém, a Dança efetivou-se, no município,  em 2017 e a partir do 1º Festival no Jardim Celeste – Barracão da Igreja Católica.

Com intuito de incentivar e incluir socialmente a pessoa idosa e com deficiência a Lei Municipal 2.538, de 26 de março de 2018, instituiu a Semana de Dança Sênior a ser realizada anualmente na última semana de setembro, no município. A atividade desta modalidade é desenvolvida gratuitamente pelo projeto “De Bem com a Vida”, da Gerência de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. O atendimento é prestado por profissional especializado, semanalmente, nos bairros Jardim das Nações, Jardim Celeste, Benedito Silva Freire, Lar Vicentinos, CRAS Menino Jesus, CRAS Palmeiras, CRAS Boa Esperança e CRAS Paulista.

Atualmente, pouco mais de 100 pessoas participam dos grupos de Dança Sênior ofertados pela Prefeitura de Sinop. Paralelamente, a Dança é desenvolvida pela  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com  senhoras que se reúnem quinzenalmente.

Para mais informações sobre a Dança Sênior basta ligar na Gerência de Esportes pelo telefone 3511-3700.

 

O que é a Dança Sênior

A Dança Sênior é uma dança registrada e segue determinações específicas. Tem grande diversidade em movimentos, podendo ser lenta ou rápida, sentada ou em pé. É uma atividade de alegria descontraída para idosos, pessoas com limitações ou  com deficiências, e, em sua prática, podem-se utilizar  aparelhos como bastonete, bola, flor e outros.

 

Programação da 1ª Semana de Dança Sênior

24/09 (SEGUNDA- FEIRA)  

Vespertino: Demonstração de Dança Sênior - Câmara Municipal de Vereadores, às 14h30.

 

25/09 (TERÇA-FEIRA)

Matutino: CRAS Menino Jesus e CRAS Paulista

Local: CRAS MENINO JESUS, às 7h30.

 

26/09 (QUARTA-FEIRA)

Vespertino: Jardim das Nações, Jardim Celeste e convidados.

Local: Barracão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, às 14h.

 

27/09 (QUINTA-FEIRA)

Matutino: Lar Vicentinos e IECLB, às 8h30.

Vespertino: Lar Vicentinos, Benedito Silva Freire  e convidados ( DF, DV, DA, DI).

Local: Lar Vicentinos, às 14h.

 

28/09 (SEXTA-FEIRA)

Vespertino: CRAS Boa Esperança e CRAS Palmeiras

Local: CRAS Boa Esperança, às 14h.

 

29/09 (SÁBADO)

Vespertino: Grupo de pessoas com deficiência física /cadeirantes / Associação ADEFS. OFICINA DE DEMONSTRAÇÃO

Ginásio Carlos Pasa, às 16h.