Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Urbanismo

Sinop chama empresas para instalar lixeiras em troca de publicidade

Licitação prevê cooperação entre poder público e iniciativa privada para instalar 550 lixeiras

Geral | 12 de Julho de 2018 as 12h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

A prefeitura de Sinop suspendeu hoje, quinta-feira (12), a chamada pública 006/2018, para a instalação de lixeiras nas vias públicas do município. De acordo com a secretária de Meio Ambiente da cidade, Luciane Bertinatto, a chamada pública foi retirada para que o edital seja ajustado. A intenção é melhorar o modelo para que mais empresários participem dessa parceria.

A chamada pública é para que empresas estabeleçam um termo de cooperação técnica com a prefeitura para instalar 550 coletores de lixo. No edital anterior, a cota estava dividida em 22 lotes, com 25 lixeiras cada. Dessa forma, explica a secretária, muitos empresários que gostariam de estar no projeto ficariam de fora, pelo volume de lixeiras. A nova licitação, revela Luciane, terá 55 lotes, com 10 lixeiras cada.

Essa cooperação funciona da seguinte forma. A prefeitura estabelece quais serão os locais que a lixeira será instalada. O município também determina o padrão do equipamento. Nesse edital inicial, eram lixeiras de plástico, com haste em ferro galvanizado, uma abertura frontal e com capacidade para 50 litros. Segundo Luciane, o modelo da lixeira também será alterado. “Vamos melhorar isso”, comentou.

Dentro das regras da prefeitura, o empresário entra com o dinheiro, comprando e instalando as lixeiras. Por esse investimento ele ganha, como contrapartida, o direito de explorar a publicidade nos coletores por 3 anos. Pode parecer um negócio contraditório, pagar para colocar a sua marca no lixo, mas esse tipo de projeto já foi realizado outras vezes em Sinop, com uma boa adesão por parte das empresas.

A previsão da secretaria é de que o edital seja relançado na próxima semana e que a instalação das lixeiras inicie no antes do aniversário da cidade, em setembro.

Modelo das lixeiras escolhido inicialmente (passará por mudança)