Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Plano Estadual

Sinop deve ser a próxima cidade a receber estrutura de combate a dengue

Governo intensifica mobilização para criação das Salas de Comando e Controle nos municípios

Geral | 11 de Janeiro de 2016 as 17h 07min
Fonte: Bruna Pinheiro | Assessoria/Secid

A mobilização do Governo de Mato Grosso para que os municípios implantem as salas de Comando e Controle para enfrentamento ao Aedes aegypti já está surtindo efeito. Depois de Cuiabá, Tangará da Serra já criou a sala e a expectativa é de que nos próximos dias Sinop instale a central.

Lançado no dia 23 de dezembro de 2015, o Plano Emergencial de Enfrentamento prevê uma série de ações para eliminar os focos do mosquito e reduzir os casos de doenças ligadas ao vetor, como a chikungunya, dengue e zika. Entre as atividades previstas, está a criação das salas de comando e controle, que funcionam como centrais de compartilhamento de dados, estatísticas e andamento das vistorias nos municípios.

Após a primeira reunião da Sala Estadual, a Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Defesa Civil de Mato Grosso, partiu de Cuiabá para uma agenda de visitas às cidades com o objetivo de auxiliar a criação das centrais em outras regiões do Estado.

Em Sinop, o superintendente do órgão, tenente-coronel Abadio José da Cunha Júnior, se reuniu com a prefeita em exercício Rosana Martinelli, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Saúde. Como resultado, a gestora se comprometeu a instalar a sala, a exemplo do que fez Tangará da Serra no início de janeiro. “É muito importante que os municípios implantem a central, pois ela padroniza as informações e agiliza a troca de dados com o Estado, e consequentemente, com as entidades nacionais”.

Também foram visitados pela Defesa Civil, os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. Para esta semana já estão programadas reuniões em outras cidades. “Em todas as visitas, os gestores manifestaram a intenção em aumentar suas ações de combate ao mosquito, inclusive, com a implantação das salas de comando e controle”, ressalta Cunha.

 

Encaminhamentos

No dia 6 de janeiro, a Sala Estadual de Comando e Controle recebeu a segunda reunião e ganhou a adesão do Corpo de Bombeiros e Exército. Do encontro, saiu a realização do primeiro curso de Noções Básicas para Ações de Prevenção e Controle do Mosquito Aedes aegypti para alunos do Corpo de Bombeiros.

Os representantes ainda discutiram a participação dos representantes dos 16 escritórios regionais da SES na próxima reunião da Sala, programa para o dia 13 de janeiro. O objetivo é que os servidores apresentam a atual situação das ações do Plano nas cidades e indiquem as dificuldades e necessidades para que o Governo possa auxiliá-los.