Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Saúde

Sinop institui seu protocolo de enfermagem

Manual lista procedimentos e garante autonomia dos enfermeiros no exercício da profissão

Geral | 03 de Junho de 2015 as 17h 15min
Fonte: Jamerson Miléski

Sinop é um dos poucos municípios de Mato Grosso que possui um protocolo de enfermagem estabelecido. O documento rege toda a atividade dos profissionais da enfermagem nos estabelecimentos de saúde pública do município.

A lei que estabelece o Protocolo de Enfermagem foi aprovada pela Câmara de vereadores na sessão de segunda-feira (1). A legislação traz em seu anexo toda a redação do Protocolo, com 250 páginas que listam as normas, procedimentos e autonomias dos enfermeiros.

O manual está dividido em 12 capítulos: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Atenção a Saúde da Mulher, saúde do Homem, Pré-natal de baixo risco, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão arterial, Diabetes, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, Atendimento ao Paciente com Dengue e Leishmaniose Tegumentar Americana. Esses capítulos reúnem informações sobre como os enfermeiros devem atuar nessas situações, respaldando os procedimentos.

O protocolo extingue de vez polêmicas como as levantadas em 2014, quando foram denunciados enfermeiros que prescreveram medicamentos. O protocolo respalda as situações em que os profissionais podem prescrever ou orientar pacientes sem a necessidade de uma avaliação médica.

O manual é respaldado pela lei que regulamenta a profissão, que data o ano de 1989. Todos os procedimentos desde a entrada do paciente na unidade de saúde até o efetivo encaminhamento. “A aprovação do Protocolo marca o início da organização dos trabalhos da saúde de forma sistemática. Foram mais de 2 anos de estudo para elaboração desse documento, cunhado pelos próprios profissionais que integram a secretaria de saúde de Sinop. Será um novo momento da vida profissional dos enfermeiros de Sinop”, afirmou o médico, vereador e ex-secretário de Saúde, Francisco Specian.

O poder executivo deve sancionar a lei que institui o Protocolo de Enfermagem na segunda-feira (8).