Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Legalização

Sinop recebe da Sema licenças ambientais do aeroporto

Aeródromo está licenciado para os próximos 5 anos

Geral | 24 de Novembro de 2017 as 11h 46min
Fonte: Assessoria

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), recebeu das mãos do diretor regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Sandro Depiné, as licenças ambientais de instalação e operação do aeroporto municipal Presidente João Batista de Figueiredo, com validades de 5 anos.

A entrega das licenças foi feita nessa quinta-feira (23), no gabinete. A prefeita de Sinop aproveitou a oportunidade e lembrou que para a liberação das licenças foi realizado um trabalho conjunto entre a Prefeitura, por meio das secretarias municipais, União das Entidades (Unesin), Sema, Câmara Municipal e também com apoio da população. “Nós precisávamos dessas licenças para avançar no processo de certificação de visual para instrumentos, para que possamos recebe novas companhias e novos voos. Essa é uma parte ainda de todo o processo que estamos fazendo para a certificação do aeroporto. Hoje é muito importante, porque sem essas licenças não conseguiríamos avançar no processo de modernização. Toda a população de Sinop esteve envolvida e participou, então quero agradecer de forma especial a todas as pessoas que acreditaram”, destacou Rosana.

Segundo Sandro Depiné, vários fatores foram analisados e entre as demandas estavam à desativação do lixão, readequação da cerca em torno o terreno, regularização dos resíduos no local, entre outros pontos. Os trabalhos de elaboração de projetos foram desenvolvidos por técnicos da Sema e das Secretarias Municipais de Planejamento, Finanças e Orçamento e Meio Ambiente, com acompanhamento da Unesin. “Foi elaborada uma lista com pendências e a prefeitura cumpriu, por isso a entrega das licenças”.

A secretária de Finanças, Ivete Mallmann, lembrou ainda que os trabalhos conjuntos em prol do aeroporto de Sinop tiveram início em janeiro deste ano e são várias etapas técnicas.

Na próxima semana mais uma equipe do Cindacta IV, de Manaus, estará no município para realizar uma 2ª vistoria no aeroporto, com foco na homologação final da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA). “Esse equipamento contribui com os pilotos quanto a situações adversas, como o tempo, por exemplo, nos pousos e decolagens. Uma licença provisória deve ser emitida à prefeitura pelo período de 30 dias, nesse tempo a equipe fará a fiscalização e ao final do prazo homologará definitivamente”, explicou Ivete.

Além disso, estão em andamento, no Departamento de Controle do espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro, os procedimentos do RNAV, que funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis, também estão em andamento, para que comecem a ser utilizadas.

A Prefeitura de Sinop também tem trabalhado na captação de recursos para ampliação do terminal de passageiros, ampliação da sede dos Bombeiros de Aeródromo, pátio e demais ações estruturais.

Para o empresário Nilson Ribeiro, representante da Unesin, esses avanços só foram possíveis devido à gestão compartilhada. “Só aconteceu porque todos pensaram em resolver o problema do aeroporto. Só aconteceu porque Sinop deu exemplo de cidadania e fomos atrás das soluções”.