Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Inusitado

Sinop: Redomoinho destelha casa no jardim São Paulo, Veja vídeo

“É a primeira vez que presenciei uma coisa dessa, disse a mulher

Geral | 03 de Agosto de 2015 as 11h 00min
Fonte: Éder Seger

| Foto: GC Notícias

“Achei que era o final do mundo quando eu vi telhas caindo sobre a minha casa e o no meu quintal. Tive muito medo”. Esse foi o relato de uma senhora de 66 anos, depois que um redemoinho passou pelo Jardim São Paulo, no último sábado por volta das 12h30, e destelhou uma casa. Parte de uma telha parou no quintal da idosa, que preferiu não revelar o nome.

O fenômeno começou a se formar no Jardim das Oliveiras e perdeu força até chegar em um terreno baldio no início do Jardim São Paulo. As correntes de ar pegaram proporção e se moveram em direção a várias casas e em uma delas uma telha ficou parcialmente danificada.

Imagens captadas pela equipe de plantão do Cidade Alerta registraram o momento que iniciou o fenômeno. Moradores ficaram assustados e puderam ouvir o barulho das telhas sendo arrancadas. A corrente de ar atingiu uma altura aproximada de 50 metros. Ela arrastava tudo por onde passava.

“É a primeira vez presencio uma coisa dessas. A minha neta estava limpando a casa quando aconteceu. Eu apenas pedi para ela fechar as portas e janelas”, concluiu a idosa.

Apesar do susto ninguém ficou ferido. O vento forte derrubou produtos que estavam expostos em uma loja de utensílios domésticos na Rua Carlos Eduardo.

 

Como acontece o redemoinho.

Os redemoinhos, rodamoinhos, remoinhos, torvelinhos, redemoinhos-de-poeira, pés-de-vento ou diabos de poeira são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.

Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Há também outro tipo de redemoinho, por exemplo, quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto super aquecido esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o "turbilhão" para a direção que ele estaria. Também há os redemoinhos mais comuns que se formam quando a corrente de vento é parada por uma "parede" de canto criando uma corrente ascendente de vento giratória.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.

 

MATERIA COMPLETA NO PROGRAMA CIDADE ALERTA, com Gilson de Oliveiras, na Rede Record, canal 8.