Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Referência

Sinop tem dentista público com estrutura de particular

Gestão inaugura o mais moderno centro odontológico público de Mato Grosso

Geral | 07 de Agosto de 2015 as 11h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

Prédio com fachada de consultório odontológico, daqueles caros. Na recepção, ar condicionado, um televisor gigante, piso coberto por porcelanato. Na parte interna, 10 consultórios odontológicos com equipamentos novos, de marcas referência.

Essa é a estrutura do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), de Sinop, inaugurado na manhã desta sexta-feira (7). O mesmo prédio também abriga o centro de referência odontológica, uma espécie de “matriz” das unidades de saúde bucal instaladas nos postos de saúde dos bairros. Moradores que não possuem atendimento odontológico em seu bairro serão atendidos no Centro. Já aqueles que passaram pelo atendimento primário e precisaram de um tratamento especializado, como ortodontia, implante e endodontia, por exemplo, são encaminhados para o CEO.

Segundo o secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues, a capacidade instalada da estrutura é para 3,5 mil atendimentos por mês – 2,7% da população local. São mais de 150 pessoas recebendo tratamento por dia dentro da unidade.

O imóvel de alto padrão é alugado e está localizado na Rua das Castanheiras, esquina com Rua das Azaleias, no centro. O prédio foi adequado as necessidades e equipado. No centro são feitos serviços odontológicos da rede pública, via SUS.

Durante a inauguração do CEO, também foi feita a entrega de 6 veículos Renault Sandero e 3 Renault Duster, adquiridos para a secretaria de saúde. Os veículos serão utilizados pela equipe da Vigilância e da atenção básica.

 

Mais inaugurações

As 10h, o prefeito Juarez Costa inaugurou o novo CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Localizado na Rua dos Mognos, N°200, Condomínio Village, a estrutura é ampla e conta com espaço físico adequado para promoção de todas as atividades relacionadas ao CAPS. Na estrutura são realizados atendimentos psicológicos e psiquiátricos para doenças como transtornos mentais, pessoas com depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos fóbicos, ansiedade e dependentes de drogas. Com essa nova estrutura a equipe da saúde tem condições de desenvolver oficinas terapêuticas com aulas de pintura, música e outras atividades ocupacionais, favorecendo a recuperação do paciente.

As 10h30 foi a 3ª Farmácia Regional, localizada no Jardim Jacarandás. A estrutura faz parte da nova estratégia de dispensação dos medicamentos implantada pela secretaria de saúde. Antes, cada unidade de saúde (posto), contava com uma mini-farmácia, onde o cidadão retirava os medicamentos que precisava. Desde 2014 o município começou a fechar essas farmácias dentro dos postos de saúde e implantar estruturas regionalizadas. No modelo de Farmácia Regional, o controle de compra e dispensação de medicamentos é maior, a população conta sempre com a presença de um farmacêutico e com a segurança no medicamento que está consumindo. Na sequência, as 11h, foi inaugurada a 2ª Farmácia Regional, localizada no Jardim Umuarama, Rua José Gonçalves, Quadra 8 Lote 8, que irá atender a população do Vila Mariana, Sebastião de Matos e entorno.

Na parte da tarde Juarez inaugura 3 novas creches. As 14h será a Creche Vinícius de Moraes, localizada no Residencial Adriano Leitão, as 15h a Creche do Residencial Daury Riva e as 16h a Creche Gerson Pires, no Residencial Gente Feliz. Cada uma dessas novas unidades tem capacidade para atender 280 crianças de 0 a 5 anos. Serão 840 novas vagas que ajudarão a abater o déficit da educação infantil. Na lista de espera da secretaria de Educação estão anotadas 2.371 crianças de 0 a 5 anos que precisam, mas estão fora das creches públicas do município.

O dia de inaugurações encerra com o orgulho recente do gestor. As 18h Juarez Costa oficializa a entrega da Avenida dos Tarumãs, via que foi reestruturada através de uma parceira com os comerciantes locais. O ato será na P16, rotatória da Avenida dos Tarumás com Itaúbas, que foi transformada em praça.