Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Segurança Pública

Sinop tem mais assessores de deputados que policiais militares

Com 3 deputados estaduais e um federal, Sinop tem mais assessores do que policiais

Geral | 29 de Maio de 2015 as 16h 48min
Fonte: Jamerson Miléski

A representatividade política de Sinop no Estado e no Governo Federal não reflete na segurança pública. O setor, que é de competência das esferas superiores, encontra-se sucateado no município. A defasagem de efetivo chega a tal ponto que existem hoje mais assessores de deputados do que policiais militares em Sinop. São 89 assessores contra 71 PM’s especificamente para cidade.

O município conta com 3 representantes da Assembleia Legislativa do Estado: Baiano Filho (PMDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Silvano Amaral (PMDB). No gabinete de Dilmar são 26 assessores. Baiano e Silvano tem 22 assessores cada. O 4º e mais alto representante político de Sinop nas esferas superiores é o deputado federal Nilson Leitão (PSDB). Em seu gabinete são 19 assessores.

Somados, os representantes de Sinop no Estado e na União tem 89 assessores. No entanto a atuação não se reverteu em melhorias para o efetivo.

Segundo dados da Polícia Militar, o Batalhão de Sinop conta hoje com 71 policiais, que atuam especificamente no município, com 3 ou 4 viaturas, conforme o ajuste da jornada de trabalho.

A defasagem da segurança pública só não é maior porque está estabelecido em Sinop o CR3 (Comando Regional Três), que atende os municípios do entorno. No CR3 são mais 21 policiais. O que não reflete necessariamente em reforço policial nas ruas do município.

Este vem através da Força Tática, equipe especializada que conta com 18 Policiais Militares altamente treinados. Se somar a equipe da Força Tática ao efetivo do Batalhão de Sinop, são exatos 89 policiais – a mesma quantia de assessores dos deputados que representam a cidade.

Com 89 policiais fazendo a segurança de Sinop, o município atinge uma média de um PM para cada 1.460 habitantes. A média nacional, em levantamento do ano de 2012, era de um PM para cada 472 habitantes. O estado de Mato Grosso tem uma média de um PM para cada 512 habitantes – incluindo nessa conta todas as forças policiais, como o Corpo de Bombeiros.

A relação de assessores parlamentares na Assembleia Legislativa pode ser consultada através deste link. Já na Câmara Federal através deste link.