Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Efeito UFMT

Sinop terá 10 vagas para residência médica

Ministério da Saúde aprovou programa de residência médica para os postos de saúde

Geral | 03 de Março de 2015 as 17h 41min
Fonte: Jamerson Miléski

Sinop terá 10 profissionais fazendo residência médica nos postos de saúde dos bairros a partir desse ano. A confirmação veio com a publicação da portaria 26, no Diário Oficial desta terça-feira (3). A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – departamento vinculado ao Ministério da Saúde – divulgou a relação de municípios, instituições de saúde e número de vagas dos profissionais que receberão bolsas para residência médica.

Esse é um dos efeitos do curso de medicina na UFMT de Sinop, iniciado em fevereiro de 2014. Conforme a portaria, serão 10 vagas no município de Sinop, todas para “Medicina de Família e Comunidade”. O vínculo será direto com a prefeitura municipal.

Os residentes terão que ser cadastrados no sistema do Ministério da Saúde até o dia 31 de março. Todos os residentes dos programas selecionados deverão ser cadastrados obrigatoriamente também no sistema do Ministério da Educação.

O termo de compromisso (entre o Ministério da saúde e Município), precisa ser assinado até o dia 6 de março, para que o pagamento das bolsas seja oficializado. Cabe ao Coreme (Comissão de Residência Médica), repassar as informações referentes ao trabalho dos residentes.

Pré-anunciado

O Jornal Capital informou, em abril de 2014, a confirmação das vagas para médicos residentes. Inicialmente eram 14 residentes. A definição veio após uma reunião entre os representantes da secretaria municipal de saúde, pólo regional, fundação Santo Antônio, UFMT e a coordenadoria de residência médica no Estado de Mato Grosso.

Segundo o secretário de saúde de Sinop, Francisco Specian, o pré-acordo era para que Sinop tivesse 4 médicos residentes no Hospital Regional, sendo 2 vagas de clínica médica e 2 de pediatria.

As outras 10 vagas seriam nas unidades do Programa Saúde da Família. Essas foram as vagas confirmadas na portaria publicada hoje. “A rede municipal de saúde ganha com profissionais comprometidos e de baixo custo para prefeitura. Os acadêmicos, por sua vez, terão desde cedo um contato mais próximo com a profissão, atendendo as pessoas, encarando as situações de trabalho e sairão da academia mais prontos”, avaliou.

 

Médicos residentes

Os médicos residentes são profissionais formados, com experiência na área contratados pelo estado ou município e bonificados com bolsas concedidas pelo Ministério da Saúde. Cada médico residente vai tutorar uma turma de 6 alunos, que estará desenvolvendo seu estágio nas unidades públicas de saúde em Sinop. No caso dos postos de saúde, os residentes serão distribuídos em 9 unidades do município.

Os médicos serão escolhidos através de processo seletivo realizado pela UFMT de Cuiabá. Profissionais efetivos da rede municipal podem disputar o certame. Os aprovados, por sua vez, também devem ser enquadrados no quadro de servidores municipais – como já funciona em outras cidades do Estado. “Esse é só o começo. Para 2016 buscaremos uma nova equipe de residência, ampliando essa parceria”, comentou o secretário de Saúde.

O valor pago referente as bolsas é de R$ 2.976,00.