Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

CNH

Sinop terá banca examinadora fixa do Detran a partir da próxima semana

Geral | 24 de Novembro de 2016 as 09h 29min
Fonte: Cleide Dantas | Detran

| Foto: Gerência de Exames Teóricos e Práticos

A partir da próxima segunda-feira (28.11) o município de Sinop (a 500 Km de Cuiabá) terá uma banca examinadora fixa para avaliar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A banca é responsável pelos exames teóricos e práticos obrigatórios para a obtenção do documento e faz parte do projeto de descentralização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

O diretor de Habilitação do Detran, Fernando Lopes, informa que, além de otimizar o atendimento do município, a banca fixa reduz os custos com diárias e locomoção dos examinadores.

Fernando explica que o projeto de descentralização começou em 2015, com o objetivo de tornar o Detran Cidadão, mais próximo e oferecendo melhor atendimento para quem depende dos serviços da autarquia. Segundo o diretor, a descentralização foi possível após a conclusão do Curso de Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito ministrado pela Escola Pública de Trânsito do Detran.

"Este é o segundo município a ter o serviço da banca examinadora descentralizada na nossa gestão. O primeiro foi Rondonópolis. A capacitação é uma exigência legal e, por isso, fundamental para promover a descentralização da capital para os polos no estado. Os municípios contemplados atenderão os candidatos normalmente durante todo o ano, sem interrupção", explica.

Antes a banca examinadora de Cuiabá atendia o município de Sinop com uma equipe a cada 15 dias. A partir de agora, terá uma equipe fixa formada por 10 servidores que ficarão responsáveis por aplicar os exames práticos. A equipe se revezará três vezes por semana para suprir a demanda local.

De acordo com o gerente de Exames Teóricos e Práticos, Loester Rodrigues, para atender a cidade, foi montado um calendário próprio, baseado no quantitativo de exames dos últimos três anos, onde semanalmente os alunos terão a sua disposição 30 vagas de mudança de categoria 'C' e 'D', 70 vagas para categoria de moto e 70 vagas para categoria de veículo quatro rodas.

"O quantitativo é suficiente para atender a demanda do município. Com isso haverá uma maior celeridade no processo de habilitação, que se iniciará e finalizará na própria cidade, ficando a cargo da sede da autarquia, somente a confecção da CNH", esclarece Loester.

O gerente lembra que com a descentralização da banca examinadora, Sinop não terá mais a lacuna sem exames decorrentes do fechamento do orçamento, o que será um grande benefício à comunidade local, que dentro deste período poderá agendar seus exames práticos e serem avaliados normalmente.  

 

Novos Examinadores

Na última sexta-feira (18) a Escola Pública de Trânsito do Detran/MT realizou a certificação dos 21 alunos que concluíram o Curso de Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito, que cumpriram a carga horária de 208 horas/aula. Destes alunos, 12 são servidores do Detran em Sinop, um da Policia Militar, quatro Bombeiros Militar e quatro da Secretaria Municipal de Transito e Transporte Urbano.

Os servidores que concluíram o curso de Examinador de Trânsito irão compor a banca examinadora fixa no município de Sinop-MT. 

A certificação ocorreu na Agencia Vip do Detran e contou com as presenças do Gerente de Exames Teóricos e Práticos, Loester Rodrigues, do coordenador da Escola Pública de Trânsito, Ederson Carlini, da gerente da Escola Pública de Trânsito, Ana Maria da Silva Mendes, do gerente da Agência Vip do Detran em Sinop, Dyego Morais, dos professores que ministraram no curso, alunos e familiares.

Este ano a Escola Pública de Trânsito formou 59 examinadores de trânsito. "Estaremos promovendo a quarta formação de examinadores com o publico alvo da capital. Já estão inscritos 20 servidores para realizar o curso, a previsão é que as aulas iniciem em janeiro", informa o diretor.