Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

"Expresso da madrugada"

Sinop vai ter que fazer uma lei para conseguir tirar esse ônibus da rua

Carcaça largada em via pública virou “motel”, ponto para uso de drogas e criadouro de dengue

Geral | 10 de Abril de 2015 as 16h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Expresso da Madrugada: o ônibus para dar um pega |

Nem o Ministério Público, nem a prefeitura de Sinop conseguiram tirar a carcaça do ônibus “estacionada” na Rua das Samambaias, no Jardim Jacarandás, próximo ao Estádio Municipal. Desde o ano passado moradores da rua clamam por uma solução. A queixa é que o local se tornou ponto de encontro e abrigo para usuários de drogas e menores delinquentes. Como “bônus”, a carcaça é um potencial criadouro do mosquito da dengue.

A reclamação popular virou ação no Ministério Público. Incomodado, um desses moradores procurou a Promotoria de Justiça, ainda em 2014, relatado o caso e pedindo providências. A promotora Audrey Ility acolheu a denúncia e notificou a prefeitura municipal, a quem cabe cuidar da ordem urbanística da cidade.

A administração municipal chegou a identificar o proprietário do veículo e notifica-lo, dando prazo de 5 dias para remoção. Isso aconteceu no dia 12 de dezembro de 2014. Até hoje, sexta-feira (10), o “expresso da madrugada” ainda estava lá.

O proprietário da carcaça respondeu a notificação dizendo que “o ônibus estaria estacionado em local regular, sem acarretar obstrução da via pública”. Como não existe lei municipal que regulamente a remoção de veículos abandonados, nem a prefeitura, nem o Ministério Público conseguiram tirar o ônibus do local.

Frente a situação a promotora determinou a instalação de um Procedimento Preparatório, afim de investigar os fatos e resolver a situação. Um servidor do MP foi designado para conduzir o procedimento, apurar as condições do local e fazer um levantamento fotográfico. A promotora determinou ainda que em 30 dias a prefeitura encaminhasse para o MP a fotocopia do projeto para criação de uma lei, regulamentando a remoção dos veículos abandonados. Tudo isso aconteceu no dia 30 de janeiro.

Passados 70 dias o ônibus continua no mesmo local. E por lá deve continuar, para alegria do proprietário da carcaça e de alguns desabrigados, e o dissabor de alguns expectadores.