Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Sintep-MT descumpre decisão judicial e usa crianças e deficientes em protesto

Geral | 21 de Julho de 2016 as 09h 44min
Fonte: Imprensa MT

| Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) descumpriu a decisão judicial que determinou a proibição do uso de crianças em protesto dos professores. Imagens da manifestação desta quarta-feira (20) mostram que crianças e até mesmo pessoas com deficiência foram usados pelos sindicalistas.

Imagens enviadas do protesto mostram, inclusive, uma criança de colo. Também há imagens de outras crianças, uma delas aparece deitada em um colchão que foi improvisado em uma das calçadas do Centro Político Administrativo (CPA).

Nesta terça-feira (19), o Tribunal de Justiça, em decisão dada pelo desembargador Sebastião de Moraes Filho, determinou que o Sintep-MT retire todas as crianças e adolescentes que estão participando do movimento grevista da categoria.

A decisão da Justiça Estadual foi dada após documentos terem sido apresentados documentos em que mostram membros do Sintep utilizando-se de crianças em dia manifestação, conduta, tida pelo desembargador como notadamente inaceitável pela sua exposição a riscos desnecessários, ainda mais tendo em conta a periclitante divergência entre aqueles que paralisam suas atividades funcionais e outros que buscam exercê-las.

A paralização dos profissionais da Educação já dura mais de 40 dias. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), 68% da rede aderiu a grave, outros 32% dos servidores estado em plena atividade.

Segundo o Governo de Mato Grosso, os servidores da Educação estão tendo um reajuste de 14,36% este ano. O percentual é referente ao reajuste previsto na lei de carreira, que é de 7%, e mais 7,36% do Reajuste Geral Anual (RGA), aprovado pela Assembleia Legislativa, no último mês.

A segunda pauta do Sintep-MT é o lançamento de concurso público, que já foi anunciado pelo governo do Estado no início do mês. O Estado também garante que já atendeu a terceira parte, retirando do projeto de PPP os serviços de limpeza, agentes de pátios e merendeiras.