Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Pequeno abalo

Sismógrafo registra tremor de terra no Norte do Estado

Pequeno abalo sísmico foi registrado na cidade de Nova Mutum

Geral | 27 de Julho de 2018 as 10h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

O chão tremeu nesta quinta-feira (26), por volta das 9h, na cidade de Nova Mutum, Norte do Estado. Mas ninguém percebeu a oscilação. O abalo sísmico com magnitude de 2 graus na Escala Richter foi registrado pelos aparelhos do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB). O epicentro foi próximo da MT-235.

Tremores com menos de 3 graus na escala Richter (que mede os movimentos sísmicos entre 1 a 10), não são percebidos pelos sentidos humanos, sendo registrados apenas pelo sismógrafo. São considerados abalos pequenos. Cerca de mil tremores de terra com menos de 3 graus na escala Richter são registrados por dia.

Conforme o histórico do Obsis, este foi o primeiro registro de tremor de terra em Nova Mutum.

Um sismo (como é chamado o tremor de terra), com magnitude inferior a 3,5 na escala de Richter é em geral apenas registado pelos sismógrafos, não sendo sentido. Para magnitudes entre 3,5 e 5,4 já pode ser sentido pelas pessoas e eventualmente produzir danos. Sismos com magnitudes entre 5,5 e 6,0 provocam danos menores em edifícios bem construídos, mas podem causar danos sérios em construções de baixa resistência às vibrações e oscilações.

Os sismos com magnitudes entre 6,1 e 6,9 na escala de Richter podem ser devastadores numa zona de 100 km de raio em torno do epicentro. Os sismos com magnitudes entre 7,0 e 7,9 podem causar sérios danos numa grande área. Os terramotos com magnitudes acima de 8,0 podem provocar grandes danos em regiões localizadas a várias centenas de quilómetros de distância do epicentro.

Sismos de magnitude 9,0 e superior são excepcionais com efeitos pouco conhecidos. O sismo mais intenso registado atingiu o valor de 9,5 e ocorreu em 22 de maio de 1960 no Chile.