Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

TRE-MT

Sistema Fiemt apoia realização de cadastro Biométrico do TRE

Geral | 10 de Dezembro de 2015 as 09h 26min
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIEMT

A meta do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é realizar a coleta de dados biométricos de cerca de 2 milhões e 100 mil eleitores de Mato Grosso, até abril de 2017. Objetivo audacioso, quando se trata de um território com 141 municípios e uma extensão de 903 mil km². A fim de somar esforços com a instituição, o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) assinaram, na manhã desta quarta-feira (09/12), um termo de cooperação técnica com o TRE-MT. O objetivo é cadastrar todos os trabalhadores da indústria que moram ou trabalham em Cuiabá.

A parceria, que conta com o apoio da empresa Stelmat Teleinformática Ltda, Rede Mato-Grossense de Televisão (TVCA) e Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic), disponibilizará um ônibus, redes de internet, e o apoio de técnicos que farão o contato com as áreas de Recursos Humanos (RH) das indústrias. A unidade móvel ficará instalada na Aedic até o mês de março do ano que vem para realizar o cadastro dos trabalhadores de 200 empresas do Distrito Industrial, que equivalem a oito mil pessoas.

O horário de atendimento será das 13h40 às 17h40, o que equivale a uma média de 12 cadastros/hora, todos por meio de agendamento pelos telefones (65) 3611-9527/28. As pessoas que forem até o local terão direito a uma vaga em um curso de Educação a Distância (EaD) gratuito do Senai-MT. Durante o período de atendimento, o TRE disponibilizará micro-ônibus para transporte dos eleitores das indústrias até o local de atendimento.

O Sistema Fiemt também disponibilizará, a partir do próximo ano, um espaço para a unidade móvel durante as edições do Multiação, para que os moradores dos bairros afastados da capital e Várzea Grande possam fazer o cadastro. Só este ano, cerca de 106 mil atendimentos foram realizados pelo programa no Estado. “Assim que fui procurado pelo Tribunal resolvi chamar o Melatte, que já é nosso parceiro, para tornar a ação ainda mais eficiente. O projeto foi além do esperado e tenho certeza de que o resultado também virá bem mais rápido”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan. 

Desde que o TRE iniciou o trabalho em 2010, apenas 10 mil eleitores foram cadastrados na capital, sendo que o colégio eleitoral comporta 410 eleitores. Em Várzea Grande são 180 mil. De acordo com a desembargadora Maria Helena Póvoas Gargaglione, a receita para ações deste tipo ainda é muito restrita, o que faz das parcerias fundamentais. Ela também ressaltou que todos os eleitores precisarão fazer o cadastro. “É importante que as pessoas se atentem às datas de coleta de dados em cada município, pois quem não se cadastrar terá o título cancelado”.

O desembargador, Luiz Ferreira da Silva, vice-presidente do TRE-MT e idealizador do projeto, enalteceu a boa vontade das instituições ao aderirem ao projeto. “Sem essas parcerias não chegaríamos à metade do que precisa ser feito. Agora, caberá aos eleitores o interesse em fazer o cadastro. Sem eles nada disso faz sentido”.

O diretor da Stelmat, Alan Araújo, parceiro do Multiação, reforçou o trabalho da empresa que já possui 22 antenas em vários pontos de Cuiabá e Várzea Grande, o que garantirá o envio de dados de forma segura e rápida, de praticamente todos os pontos destas cidades. “Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para agilizar o processo”, ressaltou.

 

Como fazer?

Para realizar a coleta de dados biométricos, os eleitores maiores de 18 e menores de 70, ou de 16 e 17 anos (facultativo), deverão ter em mãos a carteira de identidade ou outro documento oficial, de preferência com foto, comprovante de residência e o título de eleitor (quando houver). As empresas que quiserem agendar o atendimento dos funcionários deverá entrar em contato com a Escola Senai da Construção pelos telefones (65) 3611-9527/28.