Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Estratégia

Sorriso contrata pesquisa para nortear o desenvolvimento econômico

Resultados começam ser apresentados nesta segunda-feira durante o Fórum de Desenvolvimento

Geral | 11 de Maio de 2015 as 10h 54min
Fonte: Jamerson Miléski

A maioria das cidades brasileiras são regidas conforme a cabeça do prefeito eleito. Cada gestor, partido ou grupo político tem conceitos de administração e prioridades diferentes. Por mais que essas visões sejam reflexo do anseio popular, demonstrado nas eleições, administrar um município com idéias que saem só do gabinete não é a forma mais eficaz de gestão.

Sorriso tenta sair da seara de “achismo” na gestão pública. Para nortear o planejamento da cidade, o município investiu na realização de uma pesquisa técnica, realizada por especialistas, capaz de traçar o perfil da cidade. Para isso contratou a Fundace, uma empresa de pesquisa que tem em seu quadro professores da USP (Universidade de São Paulo), para traduzir em números os problemas e oportunidades de crescimento do município.

A prefeitura de Sorriso vai gastar R$ 185 mil com a pesquisa. O trabalho dos pesquisadores foi dividido em duas frentes. A primeira realizou um levantamento de todas as estatísticas existentes junto aos órgãos oficiais. Os especialistas fizeram análises fazendo comparativos da economia local e do desenvolvimento de Sorriso a partir de 1991, quando começa do “boom” do desenvolvimento. Também foram cruzados os dados das cidades circunvizinhas, que integram o pólo regional e, diga-se de passagem, forma uma das economias mais prosperas do país.

Essa parte do levantamento apurou desde as características sócio-econômicas, como formação da população, dados da saúde e educação, infraestrutura urbana e serviços básicos, além de amostragens econômicas, relacionadas a produção agrícola, dados do comércio, industria, prestação de serviços e geração de empregos. “O diagnóstico irá apontar as oportunidades que existem para o desenvolvimento da economia local. Será uma espécie de atlas que está nas mãos do poder público para orientar investidores locais ou de fora, bem como as políticas públicas de suporte”, explica o secretário de Indústria e Comércio, Rafael Reis.

Uma segunda parte da pesquisa teve caráter qualitativo. Os pesquisadores visitaram os principais complexos industriais da cidade, afim de realizar uma análise da cadeia produtiva. Conforme a Revista Notícia frisa nesta edição, Sorriso vive um momento de transição econômica, em que busca a transformação dos produtos agrícolas, agregando valor e gerando renda. Essa movimentação da economia é amplamente respaldada pelo anseio da população local, que aposta nessa transição como um mecanismo que elevará ainda mais a qualidade de vida do município.

Os dados concatenados pela Fundace não irão para uma gaveta de repartição pública, fazendo volume a tantos outros documentos da prefeitura. Eles serão apresentados e multiplicados. A prefeitura de Sorriso realiza hoje, segunda-feira (11) e amanhã, o 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico, reunindo a sociedade organizada e os membros das diferentes esferas do poder público de Sorriso, para discutir os rumos e desafios para os próximos anos. O evento foi ampliado para as cidades do entorno, que também puderam ter acesso a alguns números das suas respectivas economias.

A abertura do evento está marcada para às 19 horas, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Haverá uma palestra com o tema: “Desenvolvimento Econômico do Estado do Mato Grosso”. Às 20 horas, a palestra será proferida por representantes do Sebrae e terá como tema: “Processos de desenvolvimento com ênfase nas cadeias produtivas: a visão do SEBRAE”.

A apresentação do trabalho “Sorriso: Vantagens e potencialidades econômicas”, está prevista para as 21 horas, e será feita pelos professores da Fundação, André Costa e Erasmo Gomes. Na terça-feira (12), as atividades terão início às 13h30, com a formação de grupos temáticos por segmento econômico.

Crescendo coletivamente

Tão acertada quanto a estratégia de buscar estatísticas para planejar as ações é a concepção de crescer em coletividade. Sorriso está a 80km de Sinop, a cidade mais populosa do Norte do Estado e que é referência em prestação de serviços, públicos e privados, saúde e ensino superior. Do outro lado, a 40 km está Lucas do Rio Verde, uma das cidades com maior crescimento industrial na última década. No eixo ainda esta a cidade de Nova Mutum, com vocação agrícola que vem sendo atrelada ao desenvolvimento industrial, da mesma forma que Sorriso. Juntas, essas 4 cidades somam pouco mais de 300 mil habitantes – pouco em termo de população. Mas gigante em termos de economia. O PIB (Produto Interno Bruto) dessas 4 cidades vizinhas somado é de R$ 11 bilhões – maior do que de cidades expressivas como Blumenau (SC), Juiz de Fora (MG), Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP).