Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Santa Carmem

Supermercado se compromete a não comercializar carne clandestina

Abatedouro que fornecia a carne teve suas atividades suspensas

Geral | 02 de Março de 2016 as 11h 53min
Fonte: Redação com assessoria

Em Santa Carmem, município 30 km de Sinop, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop, firmou termo de ajustamento de conduta com a pessoa jurídica 'Supermercado Santana' para que não comercialize produtos de origem animal oriundos de abates clandestinos.

Na medida extrajudicial, o promotor de Justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto estabeleceu ao empresário a suspensão das atividades no abatedouro do “Zé Santana”, localizado na estrada Sara, zona rural do município, até que as condições sanitárias e ambientais necessárias, bem como outras autorizações sejam devidamente legalizados. O empresário se comprometeu ainda a não adquirir, para comercialização, produtos de qualquer outro local que não obedeça as normas sanitárias e ambientais.

O TAC prevê ainda a recuperação da área degradada alvo da destinação final inadequada dos animais mortos, e demais resíduos decorrentes do abate, até então realizado no abatedouro 'Zé Santana'. Os trabalhos deverão ser realizados de acordo com orientações técnicas dos órgãos de controle: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.

Até o dia 17 deste mês, o proprietário entregará ao Parque Florestal de Sinop, 1500 mudas de árvores de espécies nativas em sacos plásticos, com pelo menos 40 cm de altura. A doação das mudas deverá ser comprovada em até 15 dias após o prazo estipulado.

O termo de compromisso prevê multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento parcial ou total de quaisquer condições elencadas nas cláusulas, que será revertida ao Fundo Ambiental do Município de Sinop (Famus).