Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Suspeita de Leishmaniose não está oficialmente descartada

Secretário de Saúde de Sinop diz que resultados oficiais só ficarão prontos em 7 dias

Geral | 09 de Outubro de 2015 as 17h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

Ao contrário do que vem sendo pulverizado na cidade de Sinop, a suspeita de Leishmaniose Visceral – que levou a óbito uma criança de 2 anos no município – ainda não foi oficialmente descartada. De acordo com o secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues, a suspeita só poderá ser confirmada ou derrubada após o resultado do exame expedido pelo MT Laboratório, que é o departamento competente dentro do Estado de Mato Grosso para determinar as causas das mortes por doenças infectocontagiosas. “Eu vim pessoalmente para Cuiabá trazer a amostra para a análise. Ela foi entregue ontem no laboratório do Estado que tem 7 dias para entregar os resultados. Antes deles ficarem prontos, qualquer informação, oriunda de outros exames e de outros laboratórios é especulativa”, ressaltou o secretário.

Segundo Manoelito, todos os procedimentos oficiais estão sendo tomados respeitando as normas do Ministério da Saúde. Leishmaniose Visceral está no quadro de doenças cujas notificações são compulsórias: cada gestor da saúde tem a obrigação de laudar e informar cada caso ou suspeita registrada. “Só no dia 15 de outubro teremos a resposta oficial”, completou Manoelito.

 

O caso

A suspeita de leishmaniose visceral foi levantada após a morte de uma criança de 2 anos, registrada na noite de terça-feira (6). A suspeita foi levantada pelo médico em seu diagnóstico. A paciente estava internada no Hospital Santo Antônio desde o dia 25 de setembro, sendo tratada com suspeita de pneumonia. No dia 1º de outubro a criança começou a ter um inchaço abdominal. Nesse momento o médico solicitou um exame sorológico e iniciou o tratamento para suspeita de leishmaniose. O exame só ficou pronto na segunda-feira, confirmando a suspeita. A criança morreu um dia depois devido ao agravo do quadro da doença. Antes de ser atendida no Hospital Santo Antônio a criança já havia passado por outro hospital da cidade.

A secretaria de saúde de Sinop solicitou um segundo exame sorológico para confirmar ou afastar a suspeita. Enquanto o resultado não chega, agentes da divisão de epidemiologia da cidade começam a instalar armadilhas para captura de mosquitos nas proximidades onde a criança morava. Ela residia com a família no Bairro Nossa Senhora Aparecida, próximo ao cemitério municipal. Também serão feitos exames rápidos em animais domésticos.

Segundo o secretário de saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues, um levantamento realizado pela equipe técnica do Estado, no mês de abril, não detectou a presença do mosquito transmissor da doença. A Leishmaniose é uma doença parasitária normalmente encubada por cães (mas também está presente em demais mamíferos), transmitida através da picada de mosquitos flebótomos - também conhecidos como mosquitos-palha.

Esse foi a primeira morte provocada pela doença em Sinop. Difícil de ser diagnosticada e praticamente irreversível após seu estágio avançado, a Leishmaniose Visceral ataca os órgãos que concentram leucócitos: fígado, baço e medula óssea. O período de incubação da doença no ser humano pode durar 2 anos. Sem tratamento, é fatal em 100% dos casos.