Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Taques preserva 'jeito' Silval no Intermat‏

Sem ‘transformação’ no Intermat representante do Sintap entrega cargo

Geral | 02 de Dezembro de 2015 as 08h 05min
Fonte: Adriana Nascimento – Assessoria Sintap

A tão decantada “transformação” (slogan do governo Pedro Taques), após 11 meses de gestão, parece não ter previsão de data para aportar no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). A avaliação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap), Diany Dias. A reflexão veio na manhã desta terça-feira (01), após o diretor técnico do Intermat - e indicado do referido sindicato para atuar nessa colocação naquele órgão -, Anderson de Freitas Barros, protocolar ofício de entrega do cargo na Casa Civil. O motivo é que após três meses de nomeação, viu que não conseguiria modificar as prerrogativas negativas que estão arraigadas no Intermat desde o governo do antecessor de Taques, Silval Barbosa.

Barros afirma, no documento, que, apesar de enumerar uma série de medidas para a melhoria do atendimento, cada dia no cargo era “um desafio”. “Dessa forma, mesmo com esforços para realizar o melhor do meu trabalho, a deficiência física do prédio, a ausência de equipamentos e maquinários e, principalmente, a defasagem de recursos humanos não permitem que eu realize este em sua plenitude de modo a empreender mudanças significativas no órgão”, relatou o, agora, ex-diretor técnico do Intermat. “Para chegar ao ponto de um servidor entregar um cargo de tamanha importância como este, conclui-se que o Intermat só tem duas alternativas: mudar seu modus operandis ou fechar porque, do jeito que está não dá para dizer que tenha sido ‘transformado’ em algo melhor do que era antes deste governo”, alerta a presidente Dias. O vice-presidente do Sintap, Francisco Aurélio, também garante que a diretoria concordou com a decisão de Barros e que a entidade vai abster-se de participar do processo de indicação de novo nome para o cargo enquanto não ver que haverá mudança de cenário para o trabalho visando bem servir a sociedade dentro do Intermat.

Ainda no documento, Barros indica que seus esforços individuais e sua boa vontade não foram suficientes para operar a transformação que o Intermat precisa. Para isso, segundo ele, faz-se necessário que a gestão esteja alinhada entre governador do Estado, secretário da Casa Civil (a qual o órgão está vinculado), presidente do órgão e servidores e isso, infelizmente, em sua opinião, não ocorre e nenhum movimento está sendo feito nesse sentido.

Diante desse quadro de inércia que toma conta do Intermat, Barros, antes de ser acusado de improdutivo e que toda a ineficiência do órgão seja atribuída a ele pelo cargo que ocupava, achou por bem colocar o mesmo à disposição em caráter irrevogável. Agora aguarda apenas a publicação da entrega do cargo no Diário Oficial para voltar a ser apenas um servidor público.

 

Tudo como dantes...

A presidente do Sintap lamenta que, atualmente, dentro do Intermat, as prerrogativas para conseguir atendimento sejam as mesmas do governo passado. “Os processos deveriam ser atendidos por ordem de data de entrada, mas ao invés disso, são atendidos por insistência ou influência de quem tem condições de ficar vindo à Cuiabá para conseguir uma Carta de Anuência ou seu título de terra definitivo. Quem não tem essas prerrogativas fica à mercê dessa deslealdade. Contudo, não foi isso que este governo pregou quando em campanha onde dizia que daria atenção dentro dos órgãos para igualar o atendimento de qualidade a todos os cidadãos”, lembra Dias.

Segundo ela, vários questionamentos sobre o que mudou dentro do Intermat desde o início deste governo já foram feitos aos órgãos competentes, mas nenhuma resposta veio. Se quem cala, consente, nesse caso, tudo continua como ‘dantes no quartel de abrantes’, ou seja, nada mudou. “Parece ser conveniente a este governo que o órgão continue na bagunça em que está e, que, quanto mais bagunçado, melhor! Por conta desse descaso é que o Sintap, que sempre foi parceiro dessa gestão estadual, retira sua parceria de campo e será, de agora em diante, uma entidade cobradora de ações e soluções para a melhoria do Intermat de forma cada vez mais intensa”, garante a presidente.