Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

TCE-MT realiza Programa Consciência Cidadã em Sinop

Geral | 24 de Maio de 2016 as 15h 48min
Fonte: Josana Salles

No dia 1 de junho, quarta-feira, o Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza, em Sinop, a terceira edição de 2016 do Programa Consciência Cidadã. O evento é organizado pela Secretaria de Articulação Institucional do TCE-MT e terá a presença do presidente Antonio Joaquim, do ouvidor geral, conselheiro Waldir Teis, do coordenador do projeto de Apoio ao Planejamento Estratégico do PDI, José Marcelo Perez, e do representante do Ministério Público Estadual. Toda a comunidade de Sinop está convidada a participar do evento, que terá como foco principal um debate sobre o papel do Tribunal de Contas e da sociedade civil, na fiscalização dos recursos público. Estarão presentes os representantes dos conselhos de políticas públicas; estudantes do ensino médio, fundamental e superior; sindicatos, associações, universidades públicas e particulares; pequenos e médios empresários; clubes de serviço e comércio. O evento iniciará às 19 horas, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

Existente desde 2006, o programa Consciência Cidadã busca discutir com a sociedade mecanismos que permitem, ao cidadão, intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração. Este ano, o TCE já realizou duas edições do programa, uma em Alta Floresta e outra em Mirassol D Oeste. Ambos tiveram ampla participação, com publico estimado em mais de mil pessoas. Os temas debatidos pela comunidade são, preferencialmente, contas de governo, pedaladas fiscais, integrantes do Pleno do TCE-MT, mecanismos de denúncias e participação popular.

"O controle social pode ser feito, individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Temos um cuidado especial ao convidar os conselhos, gestores de políticas públicas, que são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade em que a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecer a participação democrática da população, na formulação e implementação de políticas públicas", explica a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo. Os conselhos são o principal canal de participação popular, encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

Em Alta Floresta, representantes de conselhos municipais de saúde e educação participaram ativamente do evento. "Nunca tinha visto um evento que colocasse a sociedade de frente com o TCE, discutindo temas tão necessários como o controle social, o controle externo e o interno. É isso que a sociedade quer, se unir para transformar o país e os cidadãos", analisou Jurassí Soares da Silva, membro do Conselho de Educação de Alta Floresta.

Em Sinop, o programa Consciência Cidadão contará com apenas duas palestras: "O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: o Tribunal do Cidadão", ministrado pelo presidente do TCE, Antonio Joaquim, e o "TCE-MT fiscalizando a qualidade das políticas públicas", de autoria de José Marcelo de Almeida Peres. "Vamos dedicar boa parte do tempo para os debates com a sociedade, buscando esclarecer dúvidas e colaborar na formação dos cidadãos", ressalta a secretária, Cassyra Vuolo.

De 01 a 03 de junho, o Tribunal de Contas estará em Sinop para a realização de três eventos. No dia 01 de junho, quarta-feira, a partir das 8:30 horas, na Câmara Municipal , será realizado mais uma edição do programa Democracia Ativa, destinado à capacitação de vereadores de Cláudia, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Tabaporã, União do Sul e Vera. Ainda no dia 01/06, às 19 horas, os cidadãos de Sinop participam do Consciência Cidadã, no auditório dante de Oliveira. Na quinta-feira, dia 02/06, a partir das 8 horas, na Câmara Municipal, inicia o programa Gestão Eficaz, destinado à capacitação de servidores públicos, prefeitos e vice-prefeitos dos 9 municípios da região.