Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Oportunidade

TCE vai ensinar a população como fiscalizar políticos

Evento vai apresentar as ferramentas para o cidadão fiscalizar sem sair de casa

Geral | 21 de Junho de 2017 as 08h 17min
Fonte: Jamerson Miléski

 

 

O TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso), quer a população de Sinop como fiscalizar os políticos e gestores públicos sem sair de casa. O órgão que é responsável pela apuração das contas das prefeituras, câmaras de vereadores e demais órgãos públicos dos 141 municípios de Mato Grosso vai partilhar a sua experiência em um evento aberto ao público.

A aula de fiscalização faz parte do programa “Consciência Cidadã” e o objetivo é exatamente esse: conscientizar o cidadão. “Todo o poder emana do povo e os eleitos para assumir o pode precisam governar para o povo. Essa é a máxima da nossa democracia. O que o Tribunal de Contas quer é que o cidadão tome conhecimento da força que tem e das ferramentas que possui para fiscalizar os gestores públicos, que tem compromisso com a população que os elegeu”, comenta Cassyra Vuolo, secretária de articulação institucional e desenvolvimento da cidadania, do TCE.

Para Cassyra, o cidadão está acostumado a acompanhar o político até o momento da eleição. Depois que o gestor assume o cargo, o eleitor se distancia, quando na verdade deveria se aproximar, para saber se as promessas feitas em campanha correspondem as suas ações frente ao cargo. A secretária acredita que nesse momento da democracia, mais pessoas estão interessadas em acompanhar o desempenho dos políticos que ajudaram a eleger. No entanto, nem todos tem o conhecimento de como fazer isso. “Esse programa do TCE vem para sanar esse déficit, instruindo a população sobre os mecanismo de fiscalização da gestão pública que estão disponíveis e podem ser acessados sem sair de casa”, pondera a secretária.

Basicamente o evento do TCE explicará o funcionamento e a operacionalidade do portal do TCE, que engloba os portais de transparência das prefeituras, Câmaras de vereadores e demais órgãos públicos do Estado, além de instruções de como utilizar a ouvidoria pública do tribunal para fazer denúncias e solicitar informações. Segundo Cassyra, o TCE tem investido para deixar o sistema cada vez mais “fluído” e “intuitivo”, de forma que qualquer pessoa interessada consiga acessar e encontrar as informações que deseja. “É possível acompanhar quanto um prefeito está gastando em um determinado setor, quando está pagando por aquela obra do bairro e se está fazendo o repasse do dinheiro em dia para não atrasar. A transparência nas contas é obrigação de todo gestor público, que além de mostrar para população o que está fazendo com o dinheiro público, precisa fazer isso de forma simples, direta e de forma clara”, afirma a secretária do TCE.

A aula de cidadania do TCE será realizada nesta quarta-feira (21), as 18h30, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. A entrada é franca, não precisa fazer inscrição prévia ou cadastro. Também estarão presentes representantes do Ministério Público e poder judiciário, além dos consultores e técnicos do TCE. Para Cassyra, se o Centro de Eventos estiver lotado de pessoas interessadas em fiscalizar as contas públicas, será um sinal bastante claro que a população está preocupada em exercer sua cidadania, fiscalizar políticos e combater a corrupção. A fraca presença de público, no entanto, mostrará o oposto.