Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Reestruturação em curso

Técnicos da SAC vistoriam aeroporto de Sinop

Visita técnica vai terminar os pontos finais do projeto de reestruturação orçado em R$ 100 milhões

Geral | 08 de Junho de 2016 as 16h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma comitiva da Secretaria de Aviação Civil (SAC) – formada pelo diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi; pelo coordenador-geral de Planejamento da SAC, Márcio Mafilli, e por representantes do Banco do Brasil – chegaram nesta terça-feira (7) ao Mato Grosso para a realização de visita técnica a aeroportos regionais do Estado, contemplados no Programa de Aviação Regional do governo federal.

Às 13 horas dessa quarta-feira (8), a equipe pousou em Sinop onde foi recebida pelo secretário de Indústria e Comércio do município, Marcos Bachiega. Os técnicos analisaram as instalações do aeroporto, a estrutura de pousos e decolagens, o fluxo e os espaços físicos que abrigarão as novas estruturas que serão construídas através do pacote de investimento. “É um levantamento in-loco para ajustar os detalhes do projeto. Eles [SAC] querem conhecer exatamente a situação de cada aeroporto para dimensionar os projetos”, explicou o secretário.

Conforme a SAC, Sinop é uma das 13 cidades de Mato Grosso contempladas pelo programa de ampliação da aviação regional e o município que está na fase mais avançada do projeto. Nesse momento resta ao município fazer o Plano de identificação dos perigos de fauna, o Plano de Zoneamento de Ruídos e o Plano de manejo de fauna. Esses projetos integrarão o PBZPA (Plano Básico de Zona de Proteção Aeroportuária), e o Estudo Ambiental, ambos contratados pelo Banco do Brasil. Somente após a apresentação desses dois documentos é que será modulado o anteprojeto do aeroporto de Sinop, item necessário para que a obra seja licitada.

Os prazos estão correndo e a tramitação é lenta. No final de julho completam 2 anos da autorização expedida pela SAC para que o Banco do Brasil elabora o anteprojeto do aeroporto de Sinop. Como a LP (Licença Prévia) e a LI (Licença de Instalação) foram expedidas pela Sema em maio de 2015, desde julho de 2015 a SAC já autorizou o Banco do Brasil a fazer o PBZPA. Nenhum dos dois documentos encontram-se conclusos. “A informação do Banco do Brasil é de que até agosto conclua o projeto”, revelou o secretário de Indústria e Comércio de Sinop.

Conforme Marcos, o município tem se concentrado em fazer a gestão para que o anteprojeto do aeroporto seja concluído o quanto antes. O secretário considera o documento essencial para que seja iniciada a articulação política que garantirá os recursos da obra – mesmo com o Governo Federal afirmando que os repasses para o programa estão contingenciados. “Já temos uma posição do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), para viabilizar a liberação do recurso para o aeroporto de Sinop e outros 9 municípios”, afirmou.

Manhã, quinta-feira (9), está prevista uma reunião com o secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte e do secretário adjunto de Engenharia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso, Rogério Ribeiro Arias, e com o chefe da Unidade de Convênios Federais e Programas de Financiamentos do Estado, Fábio Calmon. Por fim, a comitiva se reúne com o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, para fazer o balanço geral do Programa no Estado.

Dos 13 aeródromos mato-grossenses contemplados no Programa de Aviação Regional, 9 estão em fase de elaboração de Anteprojeto, etapa que antecede a licitação das obras. São eles: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Juara, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica. Juína, Matupá e Pontes e Lacerda estão com a análise de Estudos Preliminares concluídas. Lucas do Rio Verde tem Estudos de Viabilidade Técnica em análise. “A finalidade do Programa de Aviação Regional é expandir a malha aérea brasileira para a maior integração do território nacional e desenvolvimento do sistema aeroportuário brasileiro, com o objetivo de fortalecer os polos regionais e os centros de turismo do Brasil”, destaca o coordenador-geral Marcio Mafilli.

 

Conexão regional

O aeroporto de Sinop e de outros 12 municípios mato-grossenses estão contemplados no Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil. O investimento, estimado em R$ 7,3 bilhões, será aplicado na construção ou reforma de 270 aeroportos em todo o território nacional. O programa foi criado com o objetivo de conectar o Brasil e levar desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes das capitais brasileiras.

Os recursos são oriundos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, que só podem ser investidos de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados ou municípios.

O programa trabalha para encurtar distâncias, aproximando moradores e turistas dos aeroportos brasileiros. O objetivo é que 96% da população esteja a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aeroportuário. Hoje, mais de 40 milhões de brasileiros vivem a centenas de quilômetros do aeroporto mais próximo da região.