Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Chão tremeu

Terremoto de 3,9 graus é registrado no Nortão

Abalo sísmico teve como epicentro cidade há 150km de Sinop

Geral | 27 de Janeiro de 2015 as 10h 17min
Fonte: Só Notícias

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou um tremor de terra com magnitude de 3,9 graus na Escala Richter, próximo ao município de Tabaporã (150 km de Sinop). O abalo sísmico foi registrado nessa madrugada de terça-feira. O tremor foi registrado pelos sismógrafos na latitude 11.49º e longitude -56.73º. Uma base do observatório que fica na região de Porto dos Gaúchos, no Nortão, (que foi reativada em 2012) fez o registro do tremor.

"Foi de madrugada. Escutei um barulho parecido com um trovão e a terra tremendo. Durou alguns segundos e me assustei. Eu estava no quarto quando ocorreu", descreveu a funcionária pública em Tabaporã, Maria Aparecida Flores, 30 anos. Ela recorda que em 2005 houve tremor. "Aquele foi mais forte", disse.

Mais moradores também sentiram a terra tremer. Não há registros de danos.

Este é o segundo tremor de terra no país em 2015. Em Tunas do Paraná (PR), foi no dia 5 de janeiro, com magnitude de 3,5. Na região Norte de Mato Grosso, houve alguns tremores de terras, em anos anteriores, sem vítimas. Em Porto dos Gaúchos, em 2009, a magnitude foi de 2,8 e em 2006, foi de 2,6. Em Santa Cruz do Xingu, próximo a divisa com Pará, a terra tremeu em 2009, com magnitude de 3,5. Em 1998, o tremor foi maior chegando a 5,2 graus.

Mato Grosso é o segundo Estado com maior número de ocorrências. Foram 1.304 registradas até agora. Minas Gerais tem maior número 2.598. Em terceiro está o Rio Grande do Norte, com 1.245, de acordo com o observatório do Centro do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

Em 2012, quando esteve no Nortão, o professor doutor Lucas Vieira Barros, que era chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), informou que "a região de Porto dos Gaúchos é uma das mais importantes, senão a mais importante Zona Sísmica do Brasil”.