Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Comemoração

UFMT completa 10 anos em Sinop

Geral | 04 de Agosto de 2016 as 08h 57min
Fonte: Juliane Fladzinski

| Foto: Divulgação

Em agosto a Universidade Federal do Mato Grosso, campus Sinop, completa 10 anos. E para comemorar a instituição promove atrações culturais gratuitas, visitas no campus e homenagem aos professores e técnicos que iniciaram o trabalho na cidade.

Os eventos começam na próxima quarta-feira (10), com o show de Guilherme Arantes e a Orquestra Sinfônica da UFMT, sob a regência do maestro Fabrício Carvalho. A apresentação será no estacionamento da Catedral, com entrada franca.

No dia 11, uma exposição com projetos de pesquisa acontece na Universidade, durante o dia. À noite, uma solenidade em comemoração ao aniversário junto com a homenagem aos professores e técnicos que iniciaram as atividades é realizada.

 

História

A primeira proposta de implantação de um campus da UFMT em Sinop aconteceu no ano de 1981, com a doação do terreno de 60 hectares, feita pelo Colonizador Ênio Pipino. No entanto, somente no ano de 1991, o Conselho Diretor da Universidade criou o núcleo Pedagógico Norte Mato-Grossense e, no ano de 1992, deu-se a instalação provisória da UFMT em Sinop. Nesse ano, em regime de turmas especiais, seis cursos foram oferecidos.

Em 2005, o campus foi oficialmente reconhecido como uma extensão da Universidade em Sinop. Hoje a instituição conta com 11 cursos - Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemáticas com habilitação em Química, Física e Matemática- em que, anualmente, oferecem mais de 500 novas vagas para o ensino público gratuito.

O pró-reitor da universidade, Marco Antônio Araújo Pinto, destaca que entre os principais benefícios que a instituição trouxe pra a cidade, a concretização para Sinop tornar-se um polo educacional é um dos mais importantes. “Além das vantagens econômicas e políticas para o município, a instituição forma estudantes que completam o quadro de profissionais na região em várias áreas de atuação. Por isso, a comemoração traz para Sinop, além de atrações culturais, uma exposição de todo o trabalho que é realizado dentro da instituição”.