Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Meio Ambiente

UHE Sinop promove II Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental

Geral | 09 de Maio de 2016 as 11h 48min
Fonte: Assessoria UHE Sinop

Participaram do seminário mais de 50 representantes dos cinco municípios da área de influência da Us | Foto: Assessoria

Discutir e alinhar as oportunidades de ações de Educação Ambiental nos municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso. Este foi o objetivo do II Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental realizado no dia 05 de maio pela Companhia Energética Sinop (CES), Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O evento foi marcado pela presença de representantes do poder público municipal, instituições de ensino e associações comunitárias dos cinco municípios.  

Como parte da programação, os participantes receberam informações sobre os resultados do primeiro Seminário, realizado em março do ano passado, e as ações executadas nos cinco municípios supracitados ao longo de 2015. Em seguida conheceram as propostas de atividades a serem implementadas neste ano. O debate a respeito das ações de Educação Ambiental foi reforçado quando os participantes formaram grupos por município, ocasião em que cada um apresentou suas demandas.      

A secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Jaqueline Juelg, também citou a formação dos grupos como ponto positivo do Seminário. “Os municípios sabem as suas prioridades com relação à Educação Ambiental, e na ocasião cada um discutiu a sua realidade, tornando o debate mais preciso. Outro item fundamental é o fato das ações previstas pelo Programa de Educação Ambiental da Usina integrarem capacitação e formação de multiplicadores, o que proporciona a continuidade de projetos na área”, disse ela.

A professora da Escola Estadual Papa João Paulo II, situada no município de Itaúba, Berenice Souza de Castro, afirmou que o Seminário e as ações propostas por meio dele vieram para somar com o que ela sempre acreditou a respeito do assunto. “Ministro aulas para o ensino médio e vejo o quanto é importante conscientizar os alunos a respeito do meio ambiente. Trabalhar com educação ambiental é uma forma de compreender e tratar com sabedoria o espaço em que vivemos”, afirmou a professora.    

Na escola Crescer e Aprender, de Ipiranga do Norte, o empreendedorismo e a sustentabilidade vão caminhar juntos durante as ações de educação ambiental. É o que afirmou a coordenadora Michele Guerrieri ao citar o projeto de horta já em desenvolvimento na escola. “A ideia é que os alunos estejam cada vez mais engajados e este Programa da Usina vem para contribuir conosco”, afirmou.

Maurício Martins, diretor da MM Social, empresa contratada pela CES para executar o Programa de Educação Ambiental da UHE Sinop, disse que “o ponto forte do encontro foi a objetividade com que os participantes se engajaram com as propostas apresentadas e se empenharam em apresentar as suas prioridades. Isso fez com que o objetivo do evento fosse atingido”. 

Segundo a diretora de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, ainda neste mês de maio a equipe do Programa de Educação Ambiental irá reunir-se com os municípios para alinhamento das prioridades e elaboração de planejamento para cada localidade. “Gostaria de parabenizar os participantes do Seminário pelo envolvimento com a causa da Educação Ambiental. Principalmente pela importância que dão à capacitação e formação de agentes multiplicadores”, concluiu a diretora.