Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Unic fecha parceria com a Polícia Militar em prol da qualidade de vida e saúde dos servidores do Estado

Geral | 29 de Março de 2016 as 15h 21min
Fonte: Laiza Carneiro - S2Publicom

Melhorar a qualidade de vida e, também, a saúde dos policiais militares com o intuito de potencializar o desempenho dos oficiais durante a função. Esse foi o propósito da Diretoria de Saúde da Policia Militar, representada pela coordenadora do Serviço de Assistência Social da PM, Major Vânia Rosa Garcia, e da assistente social Cabo Ana Eli Sangalli de Araújo, ao buscar uma parceria com os cursos de nutrição, fisioterapia e farmácia da Universidade de Cuiabá (Unic). Segundo as responsáveis pelo projeto, havia uma necessidade iminente de realizar um trabalho preventivo com a corporação.

A primeira fase da ação teve início dia 16 de março, quando os 90 policiais militares que se voluntariaram fizeram avaliações de saúde, como levantamento do histórico clínico nutricional, exames de glicemia, pressão arterial, análise antropométrica completa, avaliação de dor e alterações posturais. O curso de farmácia guiou a respeito do uso correto de medicamentos, bem como prevenção de diabetes e hipertensão, teste de glicemia e pressão arterial, orientando quanto à prevenção dessas doenças. Além da verificação nutricional, eles contaram com acompanhamento do curso de fisioterapia. Supervisionados pelos professores, os acadêmicos a partir do quinto semestre efetuaram avaliações de dor e postural, correlacionando a alteração na postura com a dor sentida por cada profissional.

Segundo o professor coordenador da Clínica Escola de Fisioterapia da Unic e, ainda, supervisor de estágio em Reumatologia, Tiago Henrique Souza Nobre, essas alterações ocorrem por conta das condições de trabalho dos policias, que revezam longos períodos em pé ou sentados. “Geralmente, a dificuldade de praticar exercícios físicos é por causa da dor sentida. Nosso trabalho é identificar as alterações posturais que possam interferir na atividade. No caso dos policiais, os alunos identificaram os problemas de cada um e, na segunda fase, emitirão um diagnostico fisioterapêutico, dando um retorno para a equipe de saúde da PM, de forma que eles possam trabalhar as disfunções de cada policial, auxiliando não só na melhoria da postura e das dores, como permitindo que esse profissional possa se exercitar”, explica.

A partir de 29 de março, quando iniciará a segunda fase do projeto, os policiais militares receberão o plano alimentar individualizado, gratuitamente, bem como o diagnóstico fisioterapêutico. A partir desta etapa, seguirão durante todo o ano com o acompanhamento dos alunos e professores da Unic.