Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Nova Unidade

Usina Barralcool doa terreno para construção de unidade do Senai-MT

Geral | 13 de Outubro de 2015 as 11h 07min
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIEMT

Fortalecimento e atratividade de novos segmentos industriais, qualidade de vida da população, emprego, renda e cidadania. Esses são apenas alguns dos benefícios que a Educação Técnica proporciona e que também são os motivos que levaram a Usina Barralcool a ser a primeira empresa privada a doar um terreno de 15 mil m² para a construção de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) no município de Barra do Bugres, cerca de 150 km da capital.

A unidade, que deverá ser construída no município, atenderá também a Nova Olímpia, Denise, Arenápolis, Tangará da Serra, Porto Estrela e outros municípios. Assinatura da escritura pública de doação ocorreu na manhã desta quinta-feira (08/10) e contou com a presença do diretor presidente e fundador da empresa, João Nicolau Petroni, além do diretor superintendente, Agostinho Sansão, o gerente de Biodiesel, Sílvio Rangel e a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun. O terreno fica localizado no perímetro urbano da cidade, próximo ao centro.

Para Petroni, que estudou apenas o primário e trabalha desde os sete anos de idade, levar educação para as pessoas é uma realização. “Fico emocionado sempre que vejo uma nova turma se formando. Já vi muita gente que não sabia escrever o nome, sair daqui alfabetizado e com uma profissão. O que eu mais desejo é que as pessoas possam ter a oportunidade de estudar e conquistar uma vida e um salário melhor”, afirmou.

Para o gerente de Biodiesel, Sílvio Rangel, que também é vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da instituição, o progresso é garantido onde o Senai se instala. “Já temos uma universidade aqui e com a vinda do Senai tenho certeza de que muitos novos empreendimentos virão e o município só tem a ganhar com isso”.

A diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, afirmou que Barra do Bugres faz parte da proposta de expansão que vem sendo realizada pela equipe técnica da instituição para que os cursos sejam remodelados, de acordo com a metodologia Senai e as necessidades do cliente. “Nossos estudantes precisam deixar a sala de aula prontos para atuar de forma autônoma. Além disso, é fundamental que eles desenvolvam a capacidade criativa e inovadora, pilares que têm recebido atenção especial de nossa instituição”, pontua.

A empresa que conta com cerca de 2.500 trabalhadores durante a safra, tem inúmeras ações de qualificação, boa parte delas em parceria com o Senai. Atualmente, já estão em andamento no município os cursos técnicos de Química, com 80 estudantes, e Açúcar e Álcool, com 40 alunos, além de 40 jovens que fazem parte do programa de Aprendizagem. Só no ano passado, a empresa ofertou cursos de qualificação para 1.718 trabalhadores e cerca de 520 crianças carentes do município, que participam do programa Doce Vida, realizado no contraturno escolar.

 

Usina Barralcool

A Usina Barralcool foi constituída em setembro de 1980 por empresários de Barra do Bugres–MT. Possui uma área agrícola de 30 mil hectares, formados por plantações de cana-de-açúcar para corte, viveiros de experimentação de novas variedades e áreas de rotação de culturas. Em 1994 iniciou-se a produção de açúcar cristal. A capacidade instalada do parque industrial para a moagem é de 14 mil toneladas de cana-de-açúcar por dia, cujos processos contam com 80% de automação.