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Usina conclui obras de recomposição da infraestrutura viária na BR-163

GC Notícias | 07/11/2018 12:08
Foto: Assessoria

Obras totalizam 3,3 mil metros de um novo traçado de pista alteado e construído

A Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Sinop, concluiu as obras realizadas na rodovia BR-163, no trecho que liga Sinop ao município de Itaúba, área de influência (AI) do Empreendimento. As obras, que iniciaram em agosto de 2017, integram um conjunto de atividades inseridas no escopo do Programa de Recomposição da Infraestrutura Viária, constantes do Projeto Básico Ambiental (PBA) do projeto, necessárias devido ao enchimento do reservatório da Usina, previsto para novembro deste ano.

Agora quem passar pela BR-163 vai encontrar um traçado diferente e alteado em três pontos, sendo: nas proximidades do Rio Roquete, localizado entre o KM-872 e KM-874; no Ribeirão Baixada Morena, entre os KM-878 e KM-879; e por último, na região do Córrego Loanda, entre os KM-887 e KM-890. As três interferências juntas, totalizam 3.374 metros de um novo traçado de pista, já construído.

Também foram realizadas no local, obras de contenção e implantação de quatro pontes de concreto em substituição às galerias existentes. Para não prejudicar o fluxo na rodovia, durante o período, foram providenciados desvios, permitindo que as três interferências fossem executadas simultaneamente, tendo também sido implantadas no local novas sinalizações de tráfego.

De acordo com o diretor de Engenharia e Construção da Sinop Energia, Warfield Ramos Tomaz, as obras foram necessárias para evitar possíveis interferências devido ao enchimento do reservatório da UHE Sinop. “A formação do lago, em sua cota de inundação de 302m, irá interferir pontualmente no sistema viário e travessias existentes na AI, conforme identificado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), aprovado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT), no âmbito do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Sinop”, repassou.

Ainda segundo o diretor, a Agência Nacional de Águas (ANA), indicou que a infraestrutura composta por rodovias e pontes deverá ser relocada ou protegida contra cheias com tempo de recorrência de 100 anos, considerando o efeito do estágio do remanso sobre a linha de inundação do reservatório. “As obras foram realizadas para atender plenamente essa regulação da ANA”. Warfield finalizou repassando que no mês de outubro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) visitou as obras na BR163, considerou as interferências em condições excelentes e confirmou o procedimento para transferência.

Fonte: Assessoria