Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Avanço

Usina de Sinop posiciona o primeiro rotor

Previsão é de em maio as comportas sejam abertas para o primeiro teste

Geral | 26 de Março de 2018 as 15h 35min
Fonte: Redação com Assessoria

 

Pesando 463 toneladas, com mais de 12 metros de diâmetro, o primeiro rotor da Usina Hidrelétrica de Sinop já está instalado. A peça, responsável pela geração de energia, foi posicionada na primeira semana de março.

O rotor do gerador possui 76 polos magnéticos que pesam 1,8 tonelada cada. Estes polos são alimentados com corrente contínua por meio do circuito de excitação da unidade, produzindo assim, o fluxo magnético necessário para a criação da tensão induzida no estator. Depois de acoplado na parte superior do eixo da turbina, fica possibilitada a transmissão da potência mecânica da turbina ao gerador, que a transformará em energia elétrica.

Conforme a previsão atual de montagem eletromecânica da Usina, o rotor gerador da segunda Unidade Geradora deve ser posicionado em abril. Concluído este passo, no mês seguinte deve acontecer os primeiros testes de movimentação das comportas do vertedouro, dispositivo responsável pelo controle do fluxo de água do Rio Teles Pires.

A Usina Hidrelétrica Sinop está sendo construída pela Sinop Energia, que tem a concessão para construir, implantar, operar e comercializar energia por 35 anos. Distante 70 km de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas vicinais, a Usina está sendo construída no rio Teles Pires, sendo a barragem situada nos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso.

Este projeto caracteriza-se pela disposição de uma Casa de Força com duas turbinas/geradores, fabricadas pela empresa Andritz Hydro, com potência instalada total de 408 MW e geração de energia elétrica que atenderá o consumo de 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso.