Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Usina hidrelétrica instala o primeiro estator

Peça transforma a energia mecânica da queda de água em elétrica

Geral | 29 de Agosto de 2017 as 08h 53min
Fonte: Tauana Schimidt

 

No dia 22 de agosto de 2017 foi realizada a descida do estator ao poço da unidade geradora da Usina Hidrelétrica Sinop. A peça, montada no canteiro de obras, é responsável por transformar a energia mecânica em energia elétrica. Seu transporte foi feito por meio de duas pontes rolantes e agora, dá-se espaço para a montagem do segundo estator da Usina.

Segundo o gerente de Eletromecânica da Concessionária da Usina, a Sinop Energia, Wallace Lobo, o estator, assim como todo o conjunto gerador da usina é montado no canteiro de obras. “Foram todos montados integralmente aqui. Eles vêm em várias partes, por questões de dimensões e pesos para transporte”, explica.

Lobo afirma que a obra está em fase avançada e que, conforme o planejamento, os equipamentos, que são fornecidos pela empresa Andritz Hydro, estarão prontos antes do enchimento do reservatório informando que o equipamento, previsto para setembro de 2018. “Hoje nós estamos à frente do nosso cronograma, mas é sempre importante deixar tudo pronto aguardando, quando tivermos reservatório faremos os testes dinâmicos com a unidade” completa.

O gestor de Montagem Eletromecânica da Construtora Triunfo, Osvaldo Jodar, explica que com o estator devidamente instalado, a próxima etapa é a montagem do conjunto da turbina Kaplan. “A fase seguinte, que também já está em processo dentro da casa de força, é montar o conjunto da turbina Kaplan e quando este conjunto estiver instalado, continuamos com a parte de distribuidor, depois a parte do mancal, para poder montar o rotor do gerador e seria esta a etapa final ou de maior envergadura dentro do processo”. A Construtora Triunfo foi contratada pela Sinop Energia para executar as obras civis, fornecimento eletromecânico e montagem da Usina.

Ao todo, a Hidrelétrica terá duas casas de força, com duas turbinas Kaplan, consideradas as maiores do Brasil em potência instalada, desse tipo de máquina. A previsão é que a Usina comece a operar em dezembro de 2018, gerando 408 megawatts (MW) de energia que será distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), podendo atender 1,6 milhão de pessoas.