Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Meio Ambiente

Usina doa equipamento para Sema monitorar qualidade da água

Material que custa cerca de R$ 1 mil ajudará na fiscalização do empreendimento

Geral | 23 de Maio de 2019 as 10h 47min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

O fiscalizado está ajudando o fiscalizador a fazer o seu trabalho. A Usina Hidrelétrica de Sinop oficializou esta semana a doação de uma garrafa de Van Dorn para a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). O equipamento adquirido pela empresa foi transmitido para o Estado sem qualquer ônus.

A garrafa de Van Dorn doada pela Usina é vertical, feita de PVC e tem capacidade de 5 litros. Esse equipamento é especialmente utilizado no monitoramento da qualidade da água em cursos hídricos. Ele funciona como uma espécie de “jarro” coletor de amostras estratificadas. Basicamente, a garrafa é mergulhada na água na profundidade a ser estudada, as tampas são abertas e fechadas através de um dispositivo mecânico, permitindo assim a coleta da amostra naquele nível.

O equipamento é essencial no estudo dos fatores abióticos – que são as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente.

A garrafa de Van Dorn foi entregue na unidade descentralizada da Sema em Sinop ainda no mês de março. Com o Estado oficializando o “aceite” da doação, o equipamento deve integrar o material de trabalho dos agentes ambientais no município.