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Sorriso

Vencedores do projeto “Reconhecendo Esforços” serão anunciados amanhã, 26

Geral | 25 de Janeiro de 2016 as 11h 24min
Fonte: Decom

| Foto: Tiago da Luz

Na oportunidade cerca de 950 profissionais que atuam na SEMEC irão discutir novos olhares em educação

Serão conhecidos amanhã (26), os nomes dos profissionais ganhadores do projeto “Reconhecendo Esforços”. O anuncio dos nomes dos profissionais e a entrega dos notebooks será realizada às 7h no Centro de Eventos Ari José Riedi. Logo após a entrega, todos os profissionais que integram a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, cerca de 950 educadores, irão participar de uma palestra com a mestre em educação Jane Patrícia Haddad com o tema “O que quer a escola? Novos olhares resultam em outras práticas”.

 

Projeto Reconhecendo Esforços

Valorizar os profissionais e as unidades escolares, nas quais os gestores, articulados com suas equipes de trabalho, o poder público e a comunidade escolar realizam um trabalho pautado em iniciativas que visam a melhoria nos índices educacionais e otimização na aplicação dos recursos públicos. Essa é proposta do projeto “Reconhecendo Esforços”, aprovado pela Lei nº 2.445 de 20 de março de 2015 e regulamentado pelo decreto 046 de maio de 2015. O projeto consiste em premiar uma escola e um CEMEIS com um notebook para cada profissional que atuou na referida unidade durante o ano de 2015.

Para definir os campões, no caso das escolas, a metodologia aplicada consistiu em uma prova de conhecimento, aplicada no início de dezembro, com peso de 30% (trinta por cento), a qual compôs a nota final da unidade escolar. Foi uma prova escrita objetiva com 10% (dez por cento) dos alunos de cada turma/ano/série de cada unidade escolar, sendo que a escolha dos alunos foi por sorteio, a fim de obter uma nota média por amostragem da aprendizagem dos alunos da unidade escolar. 20% da avaliação foi em relação à distorção unidade/série dos alunos e 50% em relação à freqüência/atestados apresentados pelos profissionais.

As questões que compõem a prova foram elaboradas pelos professores de cada área de conhecimento e posteriormente encaminhadas à comissão que selecionou e elaborou as provas.

Já nos Cemeis que não passaram por provas, a avaliação foi formada 50% em relação à freqüência/atestados apresentados pelos profissionais e 50% sob a análise dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.

“O mínimo que podemos fazer é premiar e destacar as unidades escolares e seus profissionais”, afirma a secretária Silvana Perin Faccio. Para Silvana, o ato de educar é um processo que exige dos profissionais um esforço contínuo de ação-reflexão-ação. “Os desafios são muitos, o mundo globalizado, o desenvolvimento tecnológico, as relações sociais, os interesses, a qualificação da mão-de-obra, as ciências, o ato de produzir, enfim, tudo é tão dinâmico e inovador, que não é mais possível pensar em desenvolver o processo ensino-aprendizagem como antes”, ressalta.

O agente principal do ato de educar é o professor. Ele pensa a educação e conduz, dá a direção. Nele está depositada a responsabilidade em fazer a educação acontecer. Sabemos que há um contexto amplo em que tudo acontece, mas é neste contexto, com sua habilidade e articulação, que a educação deve ocorrer. Esta capacidade de leitura de todo o contexto global histórico-presente-futuro em todas as dimensões devem fazer parte do planejamento destes profissionais, a fim de chegar aos objetivos que se propõe: ofertar educação de qualidade aos educandos.  E é a partir desse pressuposto que o projeto foi pensado.

Valorizar o esforço e iniciativa dos educadores e unidades escolares pontuando aspectos ligados a dedicação, assiduidade, mobilização e articulação no desenvolvimento de projetos educacionais que proporcionam resultados efetivos, melhoria dos índices educacionais e otimização da aplicação dos recursos públicos é o ponto fundamental do projeto.