Sorriso
Vencedores do projeto Reconhecendo Esforços serão anunciados amanhã, 26
Geral | 25 de Janeiro de 2016 as 11h 24min
Fonte: Decom
Na oportunidade cerca de 950 profissionais que atuam na SEMEC irão discutir novos olhares em educação
Serão conhecidos amanhã (26), os nomes dos profissionais ganhadores do projeto “Reconhecendo Esforços”. O anuncio dos nomes dos profissionais e a entrega dos notebooks será realizada às 7h no Centro de Eventos Ari José Riedi. Logo após a entrega, todos os profissionais que integram a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, cerca de 950 educadores, irão participar de uma palestra com a mestre em educação Jane Patrícia Haddad com o tema “O que quer a escola? Novos olhares resultam em outras práticas”.
Projeto Reconhecendo Esforços
Valorizar os profissionais e as unidades escolares, nas quais os gestores, articulados com suas equipes de trabalho, o poder público e a comunidade escolar realizam um trabalho pautado em iniciativas que visam a melhoria nos índices educacionais e otimização na aplicação dos recursos públicos. Essa é proposta do projeto “Reconhecendo Esforços”, aprovado pela Lei nº 2.445 de 20 de março de 2015 e regulamentado pelo decreto 046 de maio de 2015. O projeto consiste em premiar uma escola e um CEMEIS com um notebook para cada profissional que atuou na referida unidade durante o ano de 2015.
Para definir os campões, no caso das escolas, a metodologia aplicada consistiu em uma prova de conhecimento, aplicada no início de dezembro, com peso de 30% (trinta por cento), a qual compôs a nota final da unidade escolar. Foi uma prova escrita objetiva com 10% (dez por cento) dos alunos de cada turma/ano/série de cada unidade escolar, sendo que a escolha dos alunos foi por sorteio, a fim de obter uma nota média por amostragem da aprendizagem dos alunos da unidade escolar. 20% da avaliação foi em relação à distorção unidade/série dos alunos e 50% em relação à freqüência/atestados apresentados pelos profissionais.
As questões que compõem a prova foram elaboradas pelos professores de cada área de conhecimento e posteriormente encaminhadas à comissão que selecionou e elaborou as provas.
Já nos Cemeis que não passaram por provas, a avaliação foi formada 50% em relação à freqüência/atestados apresentados pelos profissionais e 50% sob a análise dos projetos desenvolvidos ao longo do ano.
“O mínimo que podemos fazer é premiar e destacar as unidades escolares e seus profissionais”, afirma a secretária Silvana Perin Faccio. Para Silvana, o ato de educar é um processo que exige dos profissionais um esforço contínuo de ação-reflexão-ação. “Os desafios são muitos, o mundo globalizado, o desenvolvimento tecnológico, as relações sociais, os interesses, a qualificação da mão-de-obra, as ciências, o ato de produzir, enfim, tudo é tão dinâmico e inovador, que não é mais possível pensar em desenvolver o processo ensino-aprendizagem como antes”, ressalta.
O agente principal do ato de educar é o professor. Ele pensa a educação e conduz, dá a direção. Nele está depositada a responsabilidade em fazer a educação acontecer. Sabemos que há um contexto amplo em que tudo acontece, mas é neste contexto, com sua habilidade e articulação, que a educação deve ocorrer. Esta capacidade de leitura de todo o contexto global histórico-presente-futuro em todas as dimensões devem fazer parte do planejamento destes profissionais, a fim de chegar aos objetivos que se propõe: ofertar educação de qualidade aos educandos. E é a partir desse pressuposto que o projeto foi pensado.
Valorizar o esforço e iniciativa dos educadores e unidades escolares pontuando aspectos ligados a dedicação, assiduidade, mobilização e articulação no desenvolvimento de projetos educacionais que proporcionam resultados efetivos, melhoria dos índices educacionais e otimização da aplicação dos recursos públicos é o ponto fundamental do projeto.
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