Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador quer saber quantas crianças morreram no Hospital Regional

Requerimento pede o número de óbitos infantis nos meses de fevereiro à abril

Geral | 18 de Maio de 2016 as 18h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

Informações desencontradas e um alerta por parte da população levaram o vereador de Sinop, Hedvaldo Costa (PR), emitir um pedido formal ao Hospital Regional de Sinop, referente as mortes de crianças dentro da unidade. O requerimento foi apresentado na sessão da Câmara na última segunda-feira (16), e aprovado por unanimidade.

No documento o vereador solicita informações referentes aos óbitos infantis ocorridos no Hospital no intervalo correspondente aos meses de fevereiro, março e abril. Conforme Hedvaldo, o requerimento foi motivado por denúncias vinculadas na imprensa e também por um caso narrado por uma mãe que perdeu seu filho. “Essa mãe nos contou que a criança entrou bem no Hospital, foi levada para a UTI e acabou falecendo. Em seu sofrimento a mãe disse que naquele período que ele estava no hospital outras 5 crianças teriam morrido dentro do Hospital”, relatou o vereador.

Para Hedvaldo, a informação oficial do Hospital ajudará a dirimir qualquer dúvida ou temor existente na sociedade. Conforme o vereador, a mãe e outros pacientes narram a existência de uma superbactéria causadora de infecção hospitalar nas UTI’s do Regional. O assunto já foi abordado pela jornalista da TV Capital, Joice Mohr, que registrou a preocupação de um dos pacientes e contrapôs o diretor do Hospital Regional, Wellington Randal. Em entrevista concedida no final de abril, Randal negou a existência de uma superbactéria e disse que uma equipe foi designada para apurar os óbitos registrados na unidade.

Diferente dos requerimentos que os vereadores fazem ao poder executivo municipal (prefeitura), o Hospital não tem a obrigação legal de responder em 15 dias. Hedvaldo afirmou que, caso a informação não chegue via Hospital, irá recorrer aos deputados estaduais e ao Ministério Público. “É uma situação que nos preocupa bastante”, informou o vereador.

Veja o vídeo com a entrevista feita pela repórter Joice Morh com a mãe que perdeu o filho no dia 8 de abril, que foi internado por faringite.