Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereadores querem mais tempo para decidir sobre abertura de ruas e avenida

Projeto que viabiliza Avenida Oscar Niemayer e outras duas novas ruas volta ser retirado de pauta

Geral | 26 de Maio de 2020 as 10h 35min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

A Câmara de vereadores de Sinop, protelou, mais uma vez, sua decisão sobre a abertura de uma nova avenida e duas ruas no município. O projeto de lei 020/2020 foi retirado da pauta de votações pela segunda semana consecutiva. Parte dos vereadores pediu mais tempo para apreciar o conteúdo do projeto, que está na casa desde o dia 6 de maio.

O projeto de lei trata da doação, pura e simples, de áreas que pertencem à terceiros, para prefeitura. No total, o município receberia 62,8 mil metros quadrados em imóveis que deveriam ser utilizados para a abertura da Avenida Oscar Niemayer, a Rua Alfredo Lenz e a Rua das Esmeraldas.

Nessa nova malha urbana, o projeto mais robusto é da Avenida Oscar Niemayer. A prefeitura já possui uma licitação em curso para pavimentação e tem firmado parcerias com a iniciativa privada afim de aliviar o custo da obra para os cofres públicos. A pretensão é, com a abertura da avenida, conectar a estrada Alzira à Avenida Bruno Martini, na altura do entroncamento com a estrada Nanci. Serão 2,2 mil metros de extensão. A via, além de conectar os espaços urbanos da cidade terá a função de “anel viário”, sendo uma rota com menos tráfego para caminhões carregados de madeira e grãos que chegam a cidade pela MT-222 ou pela estrada Nanci.

Já a Rua Alfredo Lenz fará a interligação da Avenida Bruno Martini ao Ribeirão Neuza, com 1,3 mil metros quadrados de extensão.

A última via que seria viabilizada pelo projeto de lei retirado de pauta é a Rua das Esmeraldas, no Jardim do Ouro. O plano do executivo é fazer a conexão do bairro com a Rua Colonizador Ênio Pepino e a Rua Jade. São mais de 2,5 mil metros de extensão nessa nova via.

Para que a prefeitura receba esses imóveis que serão transformados na avenida e em duas novas ruas, é preciso a aprovação da Câmara. Como encontrou resistência de seus pares, o vereador líder da prefeita, Mauro Garcia (MDB), voltou a pedir a retirada do projeto na sessão desta segunda-feira (25).

Luciano Chitollina (DEM), aprovou a retirada. O vereador disse que há necessidade de discutir mais o projeto. Segundo ele, uma semana a mais, ou talvez 15 dias, para escutar os munícipes ajudará a Câmara a decidir. “A avenida [Oscar Niemayer] é importante, mas precisamos fazer uma votação técnica e com valor legal”, comentou.

Chitollina disse que tem dúvidas com relação a autorização para pavimentar a nova via asfalto. A prefeitura já declarou que pretende utilizar recursos do Finisa (financiamento), para viabilizar a obra. Chitollina acredita que essa pode ser uma responsabilidade exclusiva dos loteadores e donos de áreas cortadas pela nova via. Ainda assim reconheceu a importância global da obra. “Um terço do município vai ser beneficiado por essa avenida, que fará papel de anel viário”, declarou.

Contrário a pavimentação da Avenida Oscar Niemayer, Joacir Testa (PSDB), disse que a via é importante para malha urbana, mas que bastaria uma estrada de terra, cascalhada.  “É importante, mas pode ser feita no futuro. A prioridade é atender as regiões mais antigas de Sinop com asfalto. Ali [na avenida Oscar Niemayer], deixem que os proprietários façam a pavimentação”, pontuou Testa.

Lindomar Guida (PRB), fez um discurso com apelo emocional, citando o drama de quem vive há 20 anos em Sinop sem ter o asfalto na frente de casa. Ao citar um exemplo, falou do Recanto dos Pássaros – um bairro não tão antigo da cidade e que, inclusive, já possui um projeto para pavimentação asfáltica em curso (com dinheiro e licitação prontos).

Moradores do Jardim Bouganville – bairro que será o principal beneficiado com a abertura da nova avenida – acompanharam a sessão da Câmara através do Youtube, cobrando com comentários a aprovação do projeto.