Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Plantio de árvores

Viveiro de mudas recebe crianças rotarianas

Elas conheceram a estrutura, viram como são produzidas as mudas

Geral | 24 de Setembro de 2018 as 17h 34min
Fonte: Luciano André / Assessoria da Prefeitura

| Foto: Ademir Júnior

Neste final de semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) recebeu, no viveiro municipal, as crianças que compõem o Rota kids, uma extensão infantil do Rotary Club. Elas conheceram a estrutura, viram como são produzidas as mudas, receberam informação do trabalho que a Secretaria vem fazendo pela cidade e pelo meio ambiente e, ainda, plantaram algumas mudas, em uma ação alusiva ao dia da árvore, comemorado em 21 de setembro.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, além de ressaltar o trabalho desenvolvido nos bairros, também chamou a atenção da população para um trabalho compartilhado e para o bem comum. “A comunidade, eu gostaria que se envolvesse mais, por exemplo, quando tem uma árvore plantada na frente da sua casa, um canteiro, ajudar a aguar. Ter, também, uma preocupação com o meio ambiente em diminuir a quantidade de lixo”.

Brolese também explicou para os jovens rotarianos que a Secretaria desenvolve ações de limpeza e arborização nos bairros, mas que o sucesso do projeto depende, também, da colaboração da população. Estamos fazendo uma ação e contemplando todos os bairros com arborização, com limpeza, mas a comunidade tem que se envolver mais, fiscalizar e denunciar o seu vizinho que está jogando lixo. Só assim conseguiremos ter uma cidade limpa, bonita, arborizada e dentro das normas do meio ambiente”.

Cerca de 15,2 mil árvores já foram plantadas nas ruas e canteiros da cidade. No entanto, há uma perda considerável até que essa planta consiga chegar à idade adulta. Cerca de 30% dessas mudas acabam morrendo no período da seca, época em que o sol e a temperatura atingem níveis muito altos.

Sempre atenta a todas as falas e momentos, a presidente do Rota Kids, Andryelle Castilho destacou a importância da ação para o seu futuro. “Hoje a gente vai plantar algumas mudas para comemorar esse dia porque árvore é vida, sem ela você não respira e é bom a gente aprender desde pequeno que isso é bom”.

O vice-presidente do Rotary Club e sherman do Rota Kids, Willian do Carmo, explicou que a iniciativa de envolver as crianças tem o intuito de despertar o espírito ecológico e social e transformá-los em multiplicadores. O Rotary Kids é composto por crianças de 06 a 13 anos de idade que não precisam, necessariamente, serem filhos de rotarianos. Eles precisam estar estudando, ter boas notas e a vontade de ajudar o próximo participando e desenvolvendo projetos sociais.

Fizeram parte dessa ação do dia da árvore no viveiro municipal de mudas, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Rota Kids através do Rotary Club e o projeto social denominado Floresta Urbana que busca despertar a responsabilidade social nas pessoas para o meio ambiente.