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Workshop prepara gestores do PDI para ações de 2019 nos municípios adesos

Mato Grosso | 14 de Março de 2019 as 08h 13min
Fonte: Assessoria TCE-MT

Coordenadores e gestores de 23 municípios adesos ao Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso se reuniram na Escola Superior de Contas, em Cuiabá, nesta quarta-feira (13/03), para um workshop sobre o programa a ser executado em 2019. Este é o primeiro evento do gênero organizado pela Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) do TCE, responsável pela coordenação geral do PDI no âmbito do Tribunal.

O vice-presidente do TCE-MT, conselheiro interino Luiz Henrique Lima, participou da abertura do workshop representando o presidente, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto. O evento foi coordenado pela secretária titular da SAUG, Naíse Silva Freire. Uma palestra sobre engajamento, com o tema “Coaching na Gestão Pública”, proferida pela especialista em liderança Tatiane Barbieri, também marcou a abertura do workshop.

Durante a primeira parte do workshop, as metas e ações propostas para este ano no PDI foram apresentadas e debatidas pelos coordenadores do TCE e consultores da UFMT com os líderes, gerentes e facilitadores responsáveis pelo programa nos municípios. Foram abordados temas como os aspectos gerais do Projeto 1, de "Apoio ao Planejamento Estratégico", do Projeto 3, de "Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância", do Projeto 4, "Controle Gerencial de obras Públicas e o uso do Sistema Geobras", e do Projeto 5, "Modernização Institucional”.

Na segunda parte do workshop, foram oferecidas oficinas aos participantes, em que eles puderam conhecer mais detalhadamente as novas diretrizes do Projeto 2, que trata de ações de "Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã", além de participarem de oficinas "Trabalhando a Transparência nos Municípios" e "Trabalhando o acompanhamento e controle de resultados"; oficinas práticas para solução de problemas e gargalos específicos com os consultores da UFMT, que apoiam o TCE na realização do PDI, além de treinamento para uso do sistema de gerenciamento de planejamento estratégico. Os planos estratégicos dos 23 municípios adesos ao PDI também foram submetidos a uma análise técnica.

Segundo o vice-presidente do TCE-MT, “é importante termos reunidos aqui os gestores do PDI nos municípios adesos para podermos avaliar os resultados, o trabalho que está sendo desenvolvido, discutir com os professores da UFMT que são os consultores e dão apoio ao projeto, de modo a aprendermos mais com as boas experiências, ajustar aquilo que precisa ser aprimorado e, em última análise, buscar melhores resultados para a sociedade”, explicou.

O conselheiro destacou ainda que o TCE tem a missão de promover a melhoria da gestão dos seus jurisdicionados por meio de um trabalho orientativo e preventivo. “Muitas vezes, este trabalho não produz resultados que dão manchete nos veículos de comunicação, mas talvez seja a ação do TCE que mais profundamente influencie a Administração Pública para melhorar a vida dos cidadãos em todos os municípios de Mato Grosso”, argumentou.

Para o membro da alta direção do Tribunal, o PDI é uma das mais eficientes ferramentas de gestão disponível a custo zero para os administradores municipais. Ele lembrou que o compromisso dos gestores de municípios de médio a pequeno porte espalhados por todas as regiões do estado é estar na ponta atendendo o cidadão da melhor forma possível. “E se ele tiver as ferramentas mais adequadas para atuar de forma efetiva com os poucos recursos que tem diante das muitas demandas que recebe, este gestor vai obter resultados muito positivos para apresentar à sociedade. O PDI oferece uma das mais completas, eficientes e práticas ferramentas de gestão pública: o planejamento estratégico, que bem manejado, produz grande impacto na qualidade geral da administração e dos serviços prestados à sociedade pelo poder público”, argumentou.

A coordenadora do Projeto 2 do PDI, Cassyra Vuolo, por sua vez, salientou que, neste projeto, o workshop do PDI se constituiu em uma oportunidade para os coordenadores conhecerem as atividades que serão desenvolvidas durante o ano de 2019 em cada município, não só na teoria, mas também de forma prática nas oficinas sobre áreas em que cada um enfrenta dificuldades. “O objetivo, no âmbito do projeto II do PDI, é capacitar os coordenadores para que consigam, de forma efetiva, fazer a articulação das ações definidas nas audiências públicas, nos conselhos de políticas públicas com as metas do Planejamento Estratégico, e, deste modo, garantir que os resultados possam ser mais concretos, mensuráveis e produzam melhorias significativas na qualidade de vida da comunidade”, pontuou.

 

Parceria de benefícios múltiplos

Para a professora Débora Pedrotti, representante da UFMT na coordenação do PDI, o programa é marcado pela característica do ganha-ganha. “Este convênio com o TCE para a execução do projeto do PDI é muito importante para nós da Universidade, porque nos trouxe oportunidades e elementos fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas, ensino e extensão, principalmente na área da administração pública. Nossos alunos e professores são envolvidos no projeto e podem desenvolver novos conhecimentos e práticas tendo um amplo espaço para a troca de experiências. Podemos afirmar que o PDI do TCE é um programa que só traz benefícios para todas as partes envolvidas”.

O prefeito de Tapurah, Eraldo Ebertz, é um entusiasta do PDI e da parceria com o TCE-MT e fez questão de participar do workshop. “Em Tapurah nós dividimos a história da administração municipal em antes e depois do PDI. Nosso município é pequeno, mas muito bem estruturado. Eu não canso de dizer aos colegas prefeitos, onde tem o PDI, o município é diferente. Nós fazemos uma gestão planejada, com metas, prazos e avaliações e os resultados acontecem. Hoje temos um município com as finanças organizadas, compramos tudo a vista, temos reserva em caixa para três folhas salariais dos servidores, estamos sempre fazendo obras e nossa frota de veículos é nova. Somos destaques na educação, na alimentação escolar, na saúde. Graças ao planejamento estratégico que fizemos há dois anos. O TCE é um grande parceiro nosso e o PDI é uma excelente ferramenta de gestão para qualquer gestor que pense no futuro”, salientou.

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