Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Amado e odiado

Notícias dos Poderes | 24 de Março de 2017 as 10h 09min

Na pesquisa do Instituto Mark, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários, inclusive na rejeição. O petista aparece com 38,4% de rejeição, seguido de Aécio Neves (12,8%), Marina Silva (11%), Blairo Maggi (3,7%), Ciro Gomes (3,2%), Geraldo Alckmin (2,7%) e Jair Bolsonaro (2,6%).

O ex-presidente é um dos símbolos da divisão binária do eleitorado, fenômeno que começou a ser identificado em 2014 e que se tornou uma máxima nacional. O povo brasileiro se dividiu em “pró-PT” e “anti-PT”, tendo como principal figura política dessa dualidade o ex-presidente Lula, ícone do PT. Enquanto a chamada “Esquerda” tem claramente definido quem é o seu líder, o outro grupo tem se dispersado entre vários nomes, alguns mais conservadores, outros que simplesmente embocam o discurso de oposição.

Todo esse sentimento deve reverberar nas eleições do próximo ano, principalmente se Lula for uma carta fora do baralho, uma vez que o ex-presidente figura como réu da Lava Jato e, portanto, até o momento está impedido de disputar qualquer cargo eletivo.