Articulando com a saúde
Notícias dos Poderes | 02 de Maio de 2017 as 16h 56min
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), ainda não definiu quem será seu próximo secretário de saúde. Nos bastidores, o que se comenta é que a prefeita vai aproveitar o momento para melhorar a sua saúde política.
A manobra esperada, que ainda não está confirmada, é promover a funcionária da secretaria da Saúde, que convenientemente ocupa uma das cadeiras do PMDB na Câmara, Maria José, à secretária adjunta de saúde. Dessa forma, por força do regimento interno, Maria José se licenciaria do cargo na Câmara, deixando sua vaga para o primeiro suplente.
O primeiro suplente, nesse caso, é Mauro Garcia (PMDB), ex-presidente da Câmara na legislatura passada, que não conseguiu se reeleger e foi “encaixado” pelo grupo na secretaria municipal de Trânsito. O regresso de Garcia à Câmara é estratégico. Com a cancha e experiência que possui, o ex-presidente seria um importante pilar de sustentação da prefeita na casa de leis. Algo que Rosana precisa.
A prefeita tem encontrado problemas com os nomes fortes do seu grupo político. Fernando Brandão (PR), não vive um momento muito favorável ao enfrentamento. Ele é investigado pela corregedoria da Câmara pelas denúncias de “Mensalinho”. O corregedor é do PSDB e um dos 3 membros da comissão que o investiga também. Brandão não é um bom escudo para Rosana no momento. Hedvaldo Costa (PR), outro vereador experiente, não anda exatamente “alinhado” com o grupo da prefeita, resquício da negociação feita para eleição da atual mesa diretora. Billy Dal’Bosco (PR), está como primeiro secretário. Tony Lenom (PMDB), não tem aliviado para Rosana nem mesmo no programa de televisão que apresenta, comprando brigas como a recente questão dos comércios ambulantes. Sobra Lindomar Guida (PMDB), Joaninha (PMDB), Maria José e Professora Branca (PR), que é a sua atual líder na Câmara.
Aliás, uma líder de liderança questionável. Vereadora de primeiro mandato, Branca tem o respeito dos demais membros do legislativo, mas pouca ou quase nenhuma influência. Comparado ao traquejo e experiência de Mauro Garcia, a “mestre” é aluna primária. Promovendo Maria José para saúde, Rosana coloca Mauro de volta no legislativo, que já sentaria na cadeira com status de líder. Seria uma aspirina para as dores de cabeça de Rosana.
Notícias dos Poderes
Combate à safadeza
18 de Junho de 2025 as 09h45Representação
13 de Junho de 2025 as 11h33Homem de resultados
13 de Junho de 2025 as 11h28Opção Nacional
13 de Junho de 2025 as 11h21TORRADO
11 de Junho de 2025 as 20h29TRE/MT em crise
Eleitoral que não elege
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
Dados são do portal transparência do Governo do Estado. em compensação em anos anteriores ela foi contemplada na média com os mesmos valores que os demais 23 deputados com algumas distorções
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
Secretário da Casa Civil responde deputada e aumenta a pressão na relação executivo e legislativo
30 de Abril de 2025 as 22h36