Bom dia, Sexta Feira 24 de Novembro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Desfechos da usina

GC Notícias | 08/06/2017 08:56

Nesta sexta-feira (9), a comissão especial da Câmara de vereadores de Sinop, montada para apurar os processos de indenizações e compensações referentes a obra da Usina Hidrelétrica de Sinop, faz sua última reunião. A agenda final é justamente com os diretores da CES (Companhia Energética Sinop), detentora da concessão para instalação e exploração da usina.

Quem preside a comissão é o vereador Luciano Chitolina (PSDB), que apesar de comerciante, teve uma boa fatia de votos na Gleba Mercedes – local que será bastante impactado pela UHE Sinop. Já o relator é Hedvaldo Costa (PR). O foco da comissão são as indenizações que estão sendo propostas e pagas aos proprietários de áreas atingidas, os processos de relocações (indenizados que ganharão outras terras), e a reparação da malha viária que será inundada.

A comissão já ouviu representantes dos assentados atingidos, fazendeiros e advogados. Segundo Chitolina, após a reunião com os diretores da CES, a comissão terá condições de concluir seus trabalhos, fechando o relatório que será apresentado para a população.

O que se espera é que a esforçada Câmara de vereadores consiga alguma vitória, mesmo que modesta, sobre esse gigante colossal que é o setor energético do país – um segmento que desde a década de 70 sempre teve prioridade em detrimento de todos os outros, se sobrepondo ao ambiental, ao social e, muitas vezes ao patrimônio privado. Essa é uma luta desproporcional para a Câmara.