Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Estourou o cano

Notícias dos Poderes | 31 de Agosto de 2016 as 09h 25min

A notícia vinculada pelo GC Notícias (clique aqui), sobre uma possível CPI para investigar o aumento das contas de água em Sinop repercutiu nas redes sociais. Vários usuários endossaram apoio a uma investigação, relatando aumento em suas contas desde que a concessionária Águas de Sinop assumiu o serviço. Não faltaram palavras de apoio aos vereadores.

Frente a tamanha mobilização popular, em um assunto de amplo espectro (que é a conta de água, algo que todos pagam), em pleno período eleitoral, no qual boa parte dos vereadores tem dúvida quanto a sua reeleição, será difícil evitar a CPI. Provavelmente não passe da próxima semana a sua instauração. É uma questão de brio para alguns vereadores, que no eventual fracasso do sistema de concessão se sentem “donos da razão”, por ter contestado o modelo no passado. Mais uma vez a CPI uma vem por questões emocionais e não técnicas. Na última (a dos alugueis), a razão suplantou a emoção ao longo do processo, graças a linha mantida pelos vereadores que integraram a comissão. Quem ficou de fora continuou agindo na emoção – aliás, com bem pouca razão. Teve até aquele episódio fatídico de empresário trocando ofensa com vereador e agora estarem ambos do mesmo lado, um pedindo voto para o outro. É o que chamamos de “política passional”, em que as ações e decisões são tomadas por impulso, no calor dos ânimos e com bem pouca direção.

O cano da Águas de Sinop já estourou. Alguns continuam tentando secar o chão e evitar uma CPI. Outros já estão correndo, gritando e balançando os braços. Cada um tentará tirar o seu proveito disso, mesmo que o efeito final seja comprometer o abastecimento da população. Depois de um Hospital sob intervenção podemos ter o serviço de água nesse mesmo imbróglio. A população, em época de eleição, não tem refresco.