O bravo retumbante
Notícias dos Poderes | 18 de Março de 2016 as 18h 17min
Na sessão da Câmara de Sinop da última segunda-feira (14), o vereador Dalton Martini (PP), fez um discurso que “encheu” a casa de leis. Bravo, em alto tom e com palavras fortes, Dalton fez sua voz retumbar entre os vereadores e demais pessoas presentes. Disse que a classe política não pode ficar administrando a coisa pública para beneficiar uma “meia dúzia de pessoas que já estão com a vida feita”. Some isso a imagem de pioneiro de Sinop e do poder legislativo que o vereador carrega e o resultado foi, naquele momento, a imagem de Dalton personificada como a única “alma séria” do parlamento sinopense. Mas só naquele momento.
Na prática, Dalton é uma “alma penada” no legislativo: vive de aparições. Ao longo de todo ano passado o vereador apresentou apenas 2 indicações, um projeto de lei complementar e um requerimento. Muito doente, também foi o mais faltoso nas sessões. Sua presença em plenário tem sido rara. Na imagem do dia a dia de quem cobre o poder legislativo de Sinop, Dalton é aquela cadeira vazia entre os vereadores Ticha e Hedvaldo Costa.
Ainda assim, quando “aparece”, Dalton empolga. Ele goza de muito respeito por parte dos demais vereadores e também de muitas lideranças da cidade. Mesmo tendo sido o “pai” da Verba Indenizatória da Câmara – o benefício concedido para cada vereador no valor de R$ 5 mil por mês sem a necessidade de prestar contas. Dalton tem liderança, tem carisma, discurso e até respeito. Mas na prática, pouco faz acontecer.
As urnas tem sido implacáveis para este tipo de político.
Notícias dos Poderes
Do buraco da memória
2018: vídeo para beneficiar bolsonarista xingou os cuiabanos de preguiçosos
04 de Dezembro de 2025 as 11h17Jayme Campos repreende Flávio Bolsonaro
Jayme acusa colega de agir de forma 'leviana' durante sabatina de Paulo Gonet
12 de Novembro de 2025 as 16h38