Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Peixe pequeno

Notícias dos Poderes | 06 de Setembro de 2019 as 09h 41min

O secretário estadual de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, passou ontem, quinta-feira (5), pela redação do GC Notícias. Ele estava em Sinop acompanhando o lançamento das ações referente ao MT Produtivo – Café. Durante o bate-papo, Silvano falou dos arranjos produtivos que a secretaria pretende desenvolver no Estado como forma de fomento à agricultura familiar, como o próprio café, o mel e a fruticultura. Em dado momento o assunto foi piscicultura.

Silvano disse que tem estudado o sistema de produção de peixes em pequenas propriedades, mas que até agora não encontrou nenhum modelo que seja de fato economicamente viável. Os altos investimentos necessários – escavação de tanques, compra de alevinos e ração – a dificuldade de produzir em pequena escala e da venda de um produto de origem animal, na avaliação do secretário, tornam a piscicultura pouco rentável para o pequeno produtor. “Ele precisa comprar o alevino, comprar a ração, na hora de vender o frigorífico paga R$ 4,00 no quilo do peixe e muitas vezes nem está disposto a ir buscar o pescado. O frigorífico não quer mandar um caminhão, com gelo, para despescar um tanque”, comentou.

O secretário disse que tem pesquisado, inclusive fora do Estado, por modelos de piscicultura que possam ser lucrativas para o pequeno, mas que até agora parece ser uma atividade para “peixe grande”. “Ainda não desisti, mas por enquanto parece pouco promissor”, desabafou.